Educação cria canal de comunicação direto com pais de alunos da Raul Brasil

 

Iniciativa atende pedido dos próprios familiares, para acompanhar melhor as atividades da escola estadual de Suzano

 

Mães, pais e demais responsáveis pelos alunos matriculados na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, estiveram reunidos nesta quarta-feira (3) para apresentar sugestões de melhoria e uma maior participação deles junto à escola. A Secretaria de Educação ficará em contato constante com a comissão de pais e mães que foi formada. Os canais de comunicação serão feitos via WhatsApp e e-mail.

 

Uma das solicitações apontadas é sobre o acesso de familiares às dependências da unidade, que será realizado por agendamento. Outro pedido atendido é referente à presença constante de psicólogos para atendimento dos alunos, além da ronda policial, que tem passado nos três turnos desde o dia 26 de março.

 

Ainda nesta quarta, representantes da Polícia Civil se dirigem à escola para conversar com familiares e funcionários sobre estratégias de segurança. Desde 21 de março, os diretores das unidades de ensino se reúnem com os batalhões da Polícia Militar também para abordar o tema.

 

Retorno às aulas

 

Sobre o retorno às aulas, Caetano Siqueira, responsável pela Coordenadoria da Educação Básica (CGEB), explicou que a pasta deixou a critério dos docentes definirem o ritmo da retomada dos conteúdos pedagógicos.

 

“Confiamos muito nos professores, acreditamos que eles conhecem bem seus alunos e saberão agir da melhor forma possível. Deixamos aberto se retomarão o conteúdo de uma vez, ou farão algumas atividades de acolhimento e introduzirão o conteúdo de forma mais progressiva”, explica.

 

Além disso, segundo o coordenador da CGEB, os docentes recebem orientações de profissionais da área da saúde mental para lidar com possíveis situações que podem ocorrer na sala de aula.

 

“Estamos tentando respeitar o tempo dos alunos sem desrespeitar os que querem aulas. Foi uma situação dramática, estamos analisando caso a caso e entrando em contato com as famílias para apoiar e acolher”, completa.

 

Sandra Peres, que há duas décadas leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Raul Brasil, diz que, nesta quarta (3), ministrou cinco aulas e o clima foi de normalidade. “Desde a semana passada, os alunos estão pedindo a volta das aulas. Percebemos que tínhamos um certo controle da situação para retornar a rotina. Não dá para ser como antes, mas precisamos retomar”, diz.

 

Acolhimento

 

Desde o dia 26 de março, a Raul Brasil está aberta para os alunos em horário regular, das 7h às 18h. Eles foram recebidos com atividades de acolhimento, como dinâmicas, leitura das cartas de apoio, exibição e reflexão de filmes, entre outras ações.

 

A unidade foi reaberta no dia 18 de março apenas para professores e funcionários, para o desenvolvimento de atividades como acolhimento, preparação e apoio psicológico, com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), técnicos da Secretaria da Educação, entre outros profissionais e especialistas.

 

No dia 19 de março, a unidade foi reaberta para pais, alunos e professores. Eles participaram de projetos pedagógicos na escola e contaram com apoio psicológico, rodas de conversa, depoimentos e compartilhamento de boas práticas, entre outras atividades. Com o objetivo de mudar o ambiente escolar, toda a estrutura interna foi pintada e revitalizada.

 

Técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, continuam na escola para atendimentos individuais e coletivos. Os acolhimentos de saúde mental são oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

 

Portal do Governo do Estado

 

 

×

Menu SPOG