Defesa Civil orienta população a se proteger durante tempestade com raios

 

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para risco meteorológico no Estado nos próximos dias; confira dicas de prevenção

 

 

Conforme anunciado desde a última segunda-feira (11) pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do país poderão causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo ao longo dos próximos dias.

 

O mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá várias áreas, incluindo toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Haverá um acumulado de cinco dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista.

Veja também: Defesa Civil alerta para fortes chuvas no Estado de São Paulo

Veja também: Operação Chuvas de Verão segue até 31 de março em todo o Estado

Veja também: Alerta de Verão: saiba como se proteger de raios e tempestades

Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

 

Por meio do alerta meteorológico, a Defesa Civil informa que a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado.

 

Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.

 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” – pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

 

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.

 

Para manter a população informada sobre as condições climáticas, a Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP (sem ponto ou hífen) para o número 40199.

 

Portal do Governo do Estado

 

 

×

Menu SPOG