Estado de São Paulo atrai investimentos de empresas de mais de 20 países

Investe São Paulo registra alta crescente de demandas de multinacionais. Atualmente, iniciativas com capital estrangeiro representam 48% dos projetos anunciados

 

Em quase dez anos de trabalho, Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – constata o aumento crescente de multinacionais interessadas em trazer ou expandir seus negócios no Estado de São Paulo.

A agência tem trabalhado para mostrar aos investidores os atributos e as vocações das 645 cidades paulistas. Com isso, já soma mais de 200 projetos com seu apoio, sendo 48% de empresas com capital de origem estrangeiro. As multinacionais representam mais de R$ 28 bilhões de investimentos no Estado e são responsáveis pela geração de mais de 58 mil novos postos de trabalho nos últimos 9 anos.

Desde 2008 a Investe São Paulo busca mostrar às empresas nacionais e estrangeiras as vantagens de estar ou expandir operação no Estado de São Paulo. “As quase 150 multinacionais que estão aqui enxergam o potencial logístico e econômico. E nós da Investe São Paulo estamos trabalhando para facilitar a chegada ou ampliação dessas empresas, com apoio para escolha do local, consultoria de infraestrutura, jurídica, tributária e ambiental. As companhias de fora do Brasil têm nos procurado também para investimentos de médio e longo prazos, porque continuam apostando no potencial do mercado”, destaca Sérgio Costa, diretor da agência paulista.

Só as companhias norte-americanas correspondem a 31% dos projetos com capital estrangeiro, com destaque para a Indústria da Transformação, setor Automotivo, Máquinas e Equipamentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Alimentos e Bebidas.

O continente asiático também tem bastante representatividade nos negócios paulistas, principalmente no setor Automotivo. Os investimentos dos países europeus são mais diversificados, mas se concentram nos segmentos de Máquinas e Equipamentos, Saúde e Ciências da Vida. Indústria da Transformação e Automotivo. A América Latina está representada com negócios no segmento Metal Mecânico e Indústria da Transformação. E os países árabes pelo setor de Serviços.

Diferenciais do estado paulista: O Estado de São Paulo concentra a maior fatia do PIB do Brasil, com 31% do total. As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro. A partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportam para toda a América Latina

A reputação de São Paulo como estado com maior concentração de escritórios regionais de multinacionais, centros de investimentos evidencia o ambiente de negócios perfeito. Além disso, o Estado tem um enorme potencial econômico, resultado da capacidade produtiva, mão de obra qualificada, logística, variedade de fornecedores e cadeia de suprimentos de alto padrão e um ambiente institucional seguro para investimentos.

 

×

Menu SPOG