Governador Márcio França assina decreto que cria o Plano Cicloviário do Estado

 

O decreto, entre outros objetivos, planeja a implantação de ciclovias ou ciclofaixas

 

 

O governador Márcio França assinou neste domingo (2), em Santos, decreto regulamentando a Lei 10.095, de 26 de novembro de 1998, que dispõe sobre o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo. O evento de assinatura foi realizado em frente ao Museu Pelé e também contou com a presença dos secretários de Logística e Transportes, Mário Mondolfo e do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

 

O decreto, que disciplina a implementação de infraestrutura viária para o trânsito de veículos de propulsão humana nas estradas de rodagem estaduais, tem entre outros objetivos planejar a implantação de ciclovias ou ciclofaixas e promover a integração com o sistema intermunicipal de transportes.

 

Além de definir as caraterísticas técnicas da infraestrutura necessária e os critérios e parâmetros de segurança viária condizendo com esse gênero de tráfego, o Plano Cicloviário orienta no sentido de que seja dada preferência às ciclovias, e que a opção por ciclofaixas deve ser adotada apenas quando houver indicação técnica específica ou ausência de recursos financeiros para a construção de ciclovias.

 

Também está previsto o desenvolvimento de um Programa Especial de Ciclovias e Ciclofaixas sob a coordenação da Secretaria de Logística e Transportes. Todas as intervenções físicas e seus possíveis impactos ambientais decorrentes da implantação do Programa Especial serão submetidos à análise preliminar dos órgãos ambientais para a obtenção de autorizações e licenças, quando cabíveis.

 

Investimentos - O desenvolvimento do Plano Cicloviário do Estado de São Paulo contará com recursos das Propostas Orçamentárias Anuais de todos os órgãos e Secretarias responsáveis por obras, manutenção, circulação, integração modal, infraestrutura de estacionamento, de sinalização e de apoio à segurança de trânsito e combate à poluição automotiva.

 

Principais objetivos

 

- Controlar estatisticamente acidentes visando aprimorar o sistema de análise de suas causas e melhorar os programas de prevenção;

 

- Introduzir critérios de planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas;

 

- Compatibilizar e promover a integração com o sistema de transportes intermunicipal;

 

- Facilitar a circulação nos espaços e áreas adjacentes ou circundantes às rodovias estaduais pavimentadas;

 

- Conscientizar a população através de campanhas educativas sobre o uso conjunto e a circulação por trechos de rodovias estaduais pavimentadas de tráfego compartilhado;

 

- Promover a integração e a conectividade da bicicleta com o sistema intermodal de transportes do Estado e municípios;

 

- Definir e implantar medidas visando à segurança dos pedestres, usuários em geral, bem como os de veículos de propulsão humana;

 

- Promover soluções cicloviárias harmônicas com o desenvolvimento urbano sustentável e com a mobilidade viária;

 

- Garantir transparência e mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos;

 

- Promover esforços para a convivência segura entre pedestres, ciclistas e modais de transporte motorizado;

 

- Implementar, através do Ciclo Comitê Paulista, o Portal Cicloviário do Estado de São Paulo, para mapeamento das rotas de ciclismo rurais, visando o fomento da cultura da bicicleta.

 

Pedal Anchieta 2018

 

Também neste domingo, aconteceu o Pedal Anchieta 2018, a descida de bicicleta do planalto de São Paulo até o litoral de Santos, num percurso de 55 quilômetros, uma antiga reivindicação dos ciclistas.

 

“Nós vamos reutilizar estruturas que já existem e criar outras com pequenas adaptações e, eventualmente, pequenos investimentos que podem ser feitos”, disse o Governador Márcio França durante o evento. “Essa descida é um bom exemplo de uma utilização plena de algo que pode ser usado constantemente. Dá para ser repetido várias vezes”

 

Em maio, o governador Márcio França anunciou o apoio para a realização do evento anual e a liberação de uma verba de R$ 5 milhões para realização das obras necessárias à implantação da Rota Márcia Prado. Outra demanda dos ciclistas, também atendida, foi a criação de um Ciclo-Comitê para debater políticas de mobilidade por bicicletas na esfera estadual.

 

Ciclo Comitê Paulista

 

O Ciclo Comitê Paulista tem o objetivo de subsidiar tecnicamente e definir ações estaduais relacionadas à implementação de procedimentos e estruturas para veículos não motorizados (transporte ativo). O comitê é formado por membros que representam o governo e a sociedade civil. Mais informações:https://www.ambiente.sp.gov.br/ciclocomitepaulista

 

 

 

Portal do Governo do Estado

 

 

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