“PARTICIPA” envolve diversas ações para garantir e melhorar a saúde dos funcionários
Com a finalidade de investir na qualidade de vida de seus servidores e preocupado com o bem-estar dos funcionários, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo criou o programa PARTICIPA.
Desenvolvido pela Subsecretaria de Relações Institucionais, o programa oferece uma série de atividades que visam o bem-estar físico e mental dos funcionários, como ginástica laboral, massagem, orientação postural e de reeducação alimentar. Proporciona palestras sobre saúde e comportamento, ações de solidariedade e integração social, além de treinamento básico de suporte para urgências ou emergências médicas.
O PARTICIPA entrou em ação em junho de 2018. A primeira atividade foi a reunião de 50 funcionários do Planejamento para assistir a partida entre Brasil e Costa Rica, no dia 22, pela Copa do Mundo. O evento aconteceu na padaria Santa Tereza, no Centro, e contou com um café da manhã para os participantes. O secretário de Planejamento e Gestão, Maurício Juvenal, participou do encontro.
Juvenal ressaltou a importância de iniciativas como essa. “O nosso servidor é a peça-chave para a apresentação de um bom trabalho final. É nossa obrigação investir nele, melhorar as condições de trabalho e de fazer um ambiente mais leve. Nossa gestão irá se empenhar muito nesse programa, queremos servidores satisfeitos em toda a pasta”.
A coordenadora do PARTICIPA e subsecretária de Relações Institucionais, Monalise Fonseca, disse que o programa nasceu da busca pela qualidade de vida dos colaboradores da SPG. "O PARTICIPA foi criado com o intuito de fazer do ambiente de trabalho um lugar agradável e produtivo, em que haja equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Um funcionário saudável e que se sente bem no ambiente de trabalho tem estímulo para ir além do cumprimento de tarefas. Torna-se proativo, trabalha melhor em equipe e é solidário."
Atividades - As próximas ações do programa já estão em andamento. O projeto “Estante Solidária” irá ofertar a possibilidade dos servidores pegarem novos volumes de livros em um ponto da secretaria. Em contrapartida, o servidor deverá deixar outro livro no lugar do qual retirou, de forma a incentivar a todos uma nova leitura.
Outra atividade criada pelo PARTICIPA é o projeto “Repassa”. Ele consiste na criação de um catálogo interno onde os servidores podem anunciar itens que desejam substituir, como roupas, acessórios, calçados, e que, por vezes, podem ser interessantes para outras pessoas. A iniciativa visa a integração e a economia solidária em equipe. A ação será engajada em breve.