Palácio dos Bandeirantes sedia seminário sobre inspeção sanitária

Iniciativa é oportunidade para que gestores municipais recebam orientações a respeito de demandas da área de Agricultura

O Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, recebe nesta segunda-feira (25) o 2º Seminário Nacional de Inspeção Sanitária Municipal. O governador Márcio França participou do evento promovido pela Universidade Federal de Pelotas e que tem apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Nossa tarefa é conseguir desburocratizar a vida de quem produz, seja na agricultura ou nos empreendimentos. O seminário permitirá que os participantes levem a boa informação para aos municípios. Por vezes, os integrantes da agricultura familiar resistem com suas atividades sem saberem de alguns instrumentos que podem ser utilizados”, destaca o governador Márcio França.

Segundo os organizadores, trata-se de uma oportunidade para os gestores municipais obterem orientação sobre as demandas que envolvem a área de Agricultura. Entre os assuntos abordados estão o funcionamento, requisitos e procedimentos para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), além de proporcionar atendimento aos controles que as cidades devem ter em relação ao tema.

Acesso

O seminário tem o objetivo de ampliar o acesso dos municípios aos instrumentos e programas disponíveis para promover maior participação da agroindústria familiar nos mercados institucionais e privados de comercialização.

Além disso, a iniciativa busca orientar os gestores na implantação adequada dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e a adesão ao Sisbi-POA, de modo a garantir a qualidade da produção e o acesso aos mercados municipal, estadual e federal.

Vale destacar que a CNM participa no painel em que apresenta resultados da pesquisa sobre Sisbi-POA realizada em cidades de cada unidade da Federação. Edições do evento ocorrerão nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Portal do Governo do Estado