Região de Campinas recebe certificações de interesse turístico e novas obras

Governador certificou seis cidades como MIT's e entregou novos trechos de marginais

O governador Márcio França autorizou neste sábado, 09/06, no Paço Municipal de Campinas, o repasse no valor de R$18.327.851,30 para sete Estâncias Turísticas. Na ocasião, o governador fez a certificação das cidades de Itatiba, Piracaia, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi, Itapira e Torrinha, que recentemente, ganharam o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

A assinatura de convênios por intermédio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo, contribui para a reestruturação de áreas turísticas, revitalização de áreas públicas, recuperação de pontos turísticos, entre outros itens.

Estes repasses impulsionarão setor nas estâncias de: Atibaia, Brotas, Caconde, Joanópolis, Lindóia, Morungaba, Serra Negra e São Pedro.  Vale lembrar que São Paulo tem 70 municípios classificados como Estâncias Turísticas e até o momento são 97 MITs.

Na ocasião, França também oficializou a entrega de obras de implantação de marginais na Rodovia D. Pedro I (SP-065). Desde o fim de abril, foram liberadas para tráfego 6,5 quilômetros de pistas marginais na SP-065. Com investimento de R$ 18,6 milhões, as obras foram realizadas pela concessionária Rota das Bandeiras, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Iniciadas em junho de 2016, as intervenções trazem mais segurança e comodidade aos motoristas, ampliando a fluidez, ao segregar o tráfego de longa distância do trânsito local, que se concentrará nas marginais.

As obras geraram 438 empregos diretos. Trafegam pelo local 53 mil veículos diariamente. As novas pistas estão divididas em dois trechos, o primeiro deles entre o km 132,820 e o km 134,560, na pista sul, contemplando quase 1.800 metros de novas pistas, liberadas ao tráfego no dia 30 de abril. O segundo trecho fica entre o km 140 e o km 142,4, nas pistas sul e norte, totalizando 4.800 metros de novas pistas, aberta aos veículos no dia 24 de maio. As intervenções incluem, ainda, a implantação de duas passarelas, no km 140,9 e no km 141,75. As novas pistas têm duas faixas de rolamento e acostamento.

Os convênios com 48 prefeituras da Região Metropolitana de Campinas assinados pelo Governador contemplam obras de recapeamento asfáltico e projetos da área de saneamento e recursos hídricos. "Foram mais de R$70 milhões liberados hoje para obras de recapeamento, pavimentação e manutenção urbana", comentou o Governador do Estado, Márcio França.

Saúde em Ação O evento contou ainda com o descerramento das placas de quatro unidades já concluídas, sendo três clínicas do tipo UBS das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, que também foi contemplada com um CAPS (Centro de Assistência Psicossocial). As unidades receberam investimento de R$ 10,7 milhões.

Novas unidades do Detran SP Também foram descerradas as placas das novas unidades de atendimento de Lindoia e Pirassununga. As duas unidades de atendimento estão em um espaço com infraestrutura adequada, comunicação visual facilitadora e condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.

Entre as melhorias, vale destacar ainda a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Na nova unidade, os exames teóricos são realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora.

Com novo padrão, o posto de Pirassununga entrou em pré-operação em 16 de abril deste ano na rua Coronel Franco, 2.225. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade modernizada de Lindoia, localizada na avenida Rio do Peixe, 336, funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Ela entrou em pré-operação em 27 de outubro do ano passado.

Atualmente, 216 unidades do Detran.SP funcionam sob novo padrão no Estado, com, em média, 96% de aprovação dos usuários.

Estações de Tratamento de Esgoto - ETE Ainda na cidade, o governador inaugurou oficialmente as obras que ampliam a coleta e o tratamento de esgoto em Jarinu, na região de Jundiaí, e em Mombuca, região de Piracicaba. O investimento de quase R$ 20 milhões vai garantir esgoto coletado e tratado para mais de 27 mil pessoas.

A nova estação de tratamento de esgotos de Jarinu tem capacidade para tratar até 70 litros por segundo. Isso significa que todo esse efluente retornará limpo para o ribeirão Maracanã, afluente do rio Atibaia. Depois, este rio ganha o nome de Piracicaba que, por sua vez, deságua no Tietê, o mais importante rio paulista.

Em Mombuca, a estação tratará 10 litros por segundo, beneficiando as águas do córrego Mombuca, afluente do Capivari, que também deságua no Tietê. Dessa forma, a iniciativa trará melhora na qualidade da água de todos estes corpos hídricos. Mais tratamento de esgoto, rios mais limpos.

Para receber a carga poluidora gerada principalmente na região de Nova Trieste, em Jarinu, foram construídos 9 km de tubulação entre coletores-tronco e linhas de recalque, além de outros equipamentos como o emissário Jarinu e duas estações de bombeamento. A obra, que gerou 600 empregos entre diretos e indiretos, atenderá, de imediato, 3.500 imóveis.

Já em Mombuca, além da estação de tratamento, foram construídos quase 1,2 km de tubulação do tipo linha de recalque, estação de bombeamento e emissário para encaminhar o efluente. Para execução das obras, 200 postos de trabalho foram gerados entre diretos e indiretos, incentivando a economia local.

Portal do Governo do Estado