Alckmin entrega trecho do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo

 

Empreendimento do Governo do Estado permite ganho de mobilidade para os usuários da região oeste da Grande São Paulo

 

 

O governador Geraldo Alckmin participou, nesta quinta-feira (22), da cerimônia de entrega à população do trecho prioritário do Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara), com cinco quilômetros de extensão e viário compartilhado. O empreendimento traz um ganho de mobilidade para os usuários das linhas intermunicipais, além de representar nova alternativa para desafogar o trânsito da região oeste da Grande São Paulo.

 

“É uma alegria estarmos juntos para entregar a primeira etapa do corredor de Itapevi até Jandira. O projeto tem sete paradas e cinco quilômetros em que, além de ônibus, os automóveis podem transitar. O grande desafio das regiões metropolitanas é mobilidade. Por isso, trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Geraldo Alckmin.

 

O investimento é de R$ 47,4 milhões. Na ocasião, Alckmin anunciou a retomada das obras do Terminal Metropolitano de Carapicuíba e o início da reforma e ampliação do Terminal Rodoviário de Vila Yara, em Osasco. São sete paradas entre os terminais Itapevi e Jandira: Benedito de Abreu, Conjunto Habitacional Engenheiro Cardoso, Ameríndia (junto ao viaduto de mesmo nome já entregue), Antonio C. Fonseca, Rosa Maria, Mariana e Prestes Maia.

 

A construção de uma passarela e ampliação de outra no trecho eliminarão passagens de nível e proporcionarão mais conforto e segurança aos pedestres. Na linha férrea da CPTM próxima à estação Itapevi (Linha 8-Diamante) e ao Samu, será ampliada uma passarela em concreto armado com 27 metros de extensão e vão de 7,6 metros.

 

A previsão é de que o empreendimento seja entregue ao público em abril. Em maio, na altura da estação Engenheiro Cardoso, da CPTM, está prevista a entrega de outra passarela, também em concreto armado, com 20 metros de extensão e vão de 8 metros. Ambas as obras terão acesso por escadas e rampas.

 

Ônibus

 

Duas linhas metropolitanas começarão a operar no trecho Itapevi-Jandira a partir do dia 2 de abril, com frota de seis veículos e oferta diária de 24 viagens: 420DV1 Osasco (Vila Yara)–Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) e 833TRO Itapevi (Centro)–Santana de Parnaíba (Polo Empresarial Tamboré, via estações da CPTM Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração).

 

O trecho do corredor entre Jandira e Carapicuíba tem 8,8 quilômetros de extensão e grande parte do sistema viário finalizado, além de obras iniciadas no Terminal Carapicuíba (fundação e estruturas de concreto) e Estação de Transferência Barueri. Entre as obras previstas no novo contrato estão a estação Barueri, nove paradas e a cobertura do Terminal Carapicuíba. O investimento é de R$ 26,7 milhões, com previsão de conclusão de obras no segundo semestre de 2019.

 

Com uma área construída de 9.800 m², a estrutura principal do Terminal Carapicuíba será compartilhada com o terminal municipal administrado pela prefeitura local. Os dois terminais funcionarão em uma única estrutura, servindo aos usuários que procuram o serviço de linhas municipais e metropolitanas.

 

O pavimento térreo comportará as plataformas de embarque e desembarque, prédio administrativo e serviços gerais, enquanto o andar superior contará com área projetada para exploração comercial.

 

Ampliação

 

A reforma e ampliação do Terminal Rodoviário Amador Aguiar, conhecido como Vila Yara, têm o objetivo de ampliar a extensão das cinco plataformas dos ônibus, além de renovar o centro comercial localizado no primeiro pavimento, atendendo às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços, equipamentos e instalações. O terminal está localizado no trecho Osasco Km 21–Vila Yara.

 

No térreo, ficarão as plataformas de embarque para passageiros, bilheterias, sanitários e edificações anexas ao conjunto: guaritas de controle de acesso de veículos, gerador de energia e local fechado para armazenamento de lixo.

 

No centro comercial existente no pavimento superior serão executadas obras de renovação com a troca da cobertura e dos pisos das áreas comuns, além da reforma dos sanitários públicos, mantendo as lanchonetes, lojas, quiosques e área reservada para alimentação.

 

O pavimento também contará com uma nova praça com jardins, onde haverá bicicletário, playground e equipamentos de ginástica ao ar livre. No local, também funcionarão espaços de apoio, como sala de administração, sala para empresas, sala de reuniões, refeitório, vestiários e sanitários para funcionários. O acesso ao pavimento superior ocorrerá internamente, por meio de escada fixa e um novo elevador somado ao já existente.

 

Integração

 

As intervenções no Terminal Vila Yara são importantes para o funcionamento operacional completo do Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara), a fim de proporcionar a integração física das linhas dos sistemas municipais e metropolitano e facilitar a interligação dos municípios da região oeste da Grande São Paulo à capital paulista. O investimento é de R$ 24,8 milhões e o prazo de execução é de 14 meses.

 

São 17 as linhas metropolitanas que operam atualmente no terminal, procedentes dos municípios de Carapicuíba, Pirapora de Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri e Itapevi.

 

O terceiro trecho do corredor, entre Carapicuíba e o Terminal Luiz Bortolosso (Osasco km 21), terá 2,2 quilômetros de extensão, duas estações de embarque, um terminal, um viaduto em Carapicuíba e alças de acesso. Já foram concluídos 65% do sistema viário. Uma nova licitação para conclusão das obras está em fase final. Em agosto do ano passado foi entregue o Terminal Luiz Bortolosso.

 

O quarto trecho, entre os terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara, com 7,6 quilômetros de extensão, um terminal de integração na Vila Yara e dez estações de embarque, já teve os projetos básico e executivo concluídos e licença prévia ambiental emitida.

 

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