Cirurgias serão realizadas em AMEs até o fim do mês de março; investimento extra do Governo do Estado é de R$ 2 milhões
O governador Geraldo Alckmin participou, nesta sexta-feira (8), do Mutirão da Catarata realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do interior e da capital que oferecem esse procedimento cirúrgico.
Ao visitar o AME Barradas, na região de Heliópolis, em São Paulo, Alckmin destacou a importância da iniciativa para os cidadãos paulistas. “Nossos AMEs cirúrgicos têm Hospital Dia, em que as pessoas são operadas, passam pela recuperação e seguem para casa à noite. Com isso, conseguimos fazer mais procedimentos do tipo”, ressalta o governador.
“Desde 2010, ano de início do funcionamento, o AME Barradas realizou 9.891 cirurgias oftalmológicas. Assim, esperamos zerar a fila com esse mutirão que envolve 34 AMEs no Estado de São Paulo”, acrescenta Geraldo Alckmin.
Investimento
Cerca de 6 mil atendimentos deverão ser realizados em todo o território paulista, o que representa aumento de 50% na produção de rotina, viabilizado por meio do investimento de R$ 2 milhões extras do Governo do Estado. Até o fim de março, as cirurgias serão promovidas nos AMEs localizados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.
As unidades organizaram a rotina e ampliaram em 50% a capacidade de agendamentos, de modo a atender os pacientes que já possuem indicação cirúrgica de catarata e estão preparados para passar pelo procedimento. A finalidade é agilizar os serviços da rede estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade.
As cirurgias ocorrem desde o dia 19 de fevereiro. “Decidimos realizar esse mutirão para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos de pacientes com catarata e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. A ação evidencia e reforça o perfil de alta resolutividade dos nossos AMEs”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.
AMEs participantes do megamutirão de catarata
Grande São Paulo: Santo André, Mauá, Itapevi, Geraldo Bourroul (capital), Heliópolis/Barradas (capital), Maria Zélia (capital), Jardim dos Prados (capital),
DRS Araçatuba: Araçatuba, Andradina
DRS Araraquara: Taquaritinga
DRS Baixada: Santista Santos, Praia Grande
DRS Barretos: Barretos
DRS Bauru: Bauru, Promissão
DRS Campinas: Atibaia, Amparo, Jundiaí
DRS Franca: Ituverava, Franca
DRS Marília: Ourinhos, Assis, Tupã
DRS Piracicaba: Piracicaba, Limeira
DRS Presidente Prudente: Dracena
DRS Registro: Pariquera-Açu
DRS São João da Boa Vista: Mogi-Guaçu
DRS São José do Rio Preto: Catanduva, Jales
DRS Sorocaba: Sorocaba, Itapetininga
DRS Taubaté: Caraguatatuba, Lorena
Portal do Governo do Estado