Alckmin realiza primeira viagem de inspeção em novo trecho do monotrilho

 

Cinco novas estações e 6,5 km do monotrilho serão entregues em março; governador inspecionou vias entre Oratório e Vila União

 

Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira (20) da primeira viagem de trem para vistoria no novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô. O governador inspecionou 5,5 km de vias do monotrilho entre as estações Oratório e Vila União.

 

“Hoje nós fizemos uma viagem de inspeção aqui na Linha 15 do Metrô. É o primeiro Metrô de alta capacidade do Brasil. Nós deveremos transportar, quando chegarmos até São Mateus, 350 mil passageiros por dia; e, quando chegar próximo à estação Jardim Colonial Iguatemi, 400 mil passageiros por dia”, declarou o governador.

 

Segundo Alckmin, o monotrilho já está na fase final para começar a atender a população: “O monotrilho está praticamente pronto, estamos nos testes finais. Ele não tem operador porque ele é por CVTC, as estações estão na fase de acabamento”.

 

De acordo com o cronograma de obras, cinco novas estações – São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto – e mais 6,5 km de via elevada serão entregues à população neste mês de março. Já para o final de maio está prevista a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, além de mais 3,6 km de vias.

 

A Linha 15, implantada em um projeto moderno e arrojado, é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo.

 

Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporciona o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, cobrando uma única tarifa. Quando pronto, o trecho de Oratório a São Mateus atenderá a 400 mil pessoas por dia.

 

O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional. Suas estações são elevadas. Em média, ficam a 15 metros do solo, e apresentam arquitetura leve, que se integra à paisagem do local.

 

Os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

 

As estações da Linha 15-Prata apresentam soluções estéticas em concreto aparente e aço com grandes vedações em vidro, garantindo aos espaços públicos plena ventilação e iluminação natural.

 

“São 15 quilômetros e, embaixo, o paisagismo está muito bonito, com área verde e ciclovia em todo esse trajeto. A gente vê a mudança na região! Lojas, novos investimentos imobiliários, prédios novos, vai mudar toda essa região aqui da Zona Leste de São Paulo, com transporte de alta capacidade e qualidade, como é o metrô”, observou o governador.

 

As plataformas são centrais, com 90m de comprimento e 9,90m de largura para acomodar as duas vias operacionais, possuem cobertura com estrutura metálica em arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistema de portas automáticas para embarque/desembarque em toda sua extensão, escadas rolantes, escadas fixas, elevadores e bicicletários.

 

Os acessos das estações situam-se em ambos os lados da avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello. Todas as estações adotam conceitos de reurbanização e de paisagismo que integram a paisagem do entorno aos elementos arquitetônicos, possibilitando a melhoria da qualidade dos espaços públicos com a integração a outros modais - andar a pé, ciclovia e ônibus – gerando conforto ambiental e beleza, de forma a garantir áreas de convívio “estar” e áreas verdes entre os acessos das estações e o sistema viário adjacente.

 

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