Moderna estação de trem começa a ser construída em Francisco Morato

 

Alckmin acompanhou início de obras na estação, que terá investimento é de R$ 114,9 milhões e contará com todos os itens de acessibilidade

 

Foram iniciadas na manhã deste sábado (17) as obras de implantação da nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). Inicialmente, serão realizados os trabalhos de topografia e demolições de estruturas não operacionais no local onde será a futura estação. Também serão executados serviços de terraplanagem e remanejamento da via permanente.

 

“Temos uma grande notícia com a nova estação de trem aqui em Francisco Morato. Uma das maiores estações de trem, com 6 mil metros quadrados, 300 empregos na obra, R$ 110 milhões de investimento, três plataformas, cinco escadas rolantes, três elevadores e toda acessibilidade. Uma grande obra para servir a Francisco Morato”, disse o governador Geraldo Alckmin, que acompanhou o início das obras.

 

Além de todos os itens de acessibilidade específicos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, citados pelo governador, a nova estação terá dois acessos para a população: um ligando a estação ao terminal rodoviário da Prefeitura e o outro que chegará à rua Gerônimo Garcia, importante via do município. Atualmente, cerca de 35 mil usuários utilizam a estação por dia.

 

O consórcio vencedor da licitação é o Telar-Spavias, com o valor de R$ 114,9 milhões, o que gerou uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 57 milhões sobre o valor orçado. O prazo de execução é de 36 meses, contados a partir de ordem de serviço, mais um ano de operação assistida.

 

A contratação do consórcio foi celebrada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. “Hoje é um dia importante para nós da secretaria e da CPTM, uma obra muito importante que tivemos muitas dificuldades, mas que nunca desistimos. Quando chegamos em 2015 a gente tinha uma empresa contratada com liminar na Justiça e que não queria fazer a obra. Primeira coisa chamei a empresa para ver qual era o problema e eles diziam que o projeto, que isso e aquilo... Aí nós chamamos a prefeita de então, com sua equipe técnica. Eles avaliaram o projeto, que não tinha problema algum, e conseguimos rescindir o contrato e relicitar a obra”, lembrou o secretário.

 

Pelissioni agradeceu o suporte do Governo do Estado e comentou as fases seguintes do processo. “Conseguimos completar a licitação com um desconto e, no fim de 2017, quando o senhor liberou os recursos para o orçamento, atendendo a nosso pedido, conseguimos assinar o contrato em novembro e aqui hoje estamos com o canteiro montado, trabalhando, com máquinas... Vai ser um trabalho inicialmente de demolição, vamos ter mudar vias e depois começar efetivamente a construir uma estação moderna, como as melhores estações de trens do mundo”, completou.

 

O secretário aproveitou a ocasião para anunciar também a entrega para o fim do ano de mais um item de acessibilidade para o local: a integração da estação com o terminal de ônibus, com duas escadas rolantes, em uma parceria feita com a prefeitura. “Já encomendamos a escada rolante, vamos iniciar a obra civil e até o fim desse ano concluiremos essa importante obra enquanto a nova estação não fica pronta”, declarou o secretário.

 

A prefeita Renata Sene comentou sobre a importância e os benefícios da nova estação para a população da cidade.

 

“Francisco Morato é a última cidade da Região Metropolitana e aqui é a maior concentração de população – quase 200 mil habitantes. Então, estrategicamente, em termos de transporte urbano, é importantíssimo para a cidade de Francisco Morato. Cerca de 40 mil pessoas pegam o trem todos os dias e serve de mão de obra qualificada”, disse Renata, que acredita na valorização de toda a cidade com a nova estação.

 

“Com a nova estação, com acessibilidade e tudo que um governo deve fazer e que a população merece de qualidade, isso vai trazer não só um benefício para quem é transportado, mas mudar o conceito de toda a cidade em relação à sua mobilidade e sua estrutura. Certamente, tem um valor muito grande para a cidade de Francisco Morato”, concluiu a prefeita.

 

Modernização na Linha 7-Rubi

 

Outro ponto destacado por Alckmin na inauguração da obra foi a chegada dos novos trens para atender a população. “Na terça-feira teremos mais três trens novos e em 90 dias essa Linha 7 estará toda ela com trens novos. Ainda temos aqui trens da década de 50”

 

Os trens modernos têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

 

As novas composições também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

 

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM. Ela tem 60,5 km de extensão e liga as estações Luz e Jundiaí. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil. Atualmente, 19 novas composições circulam na Linha 7-Rubi, marcando o processo de padronização da frota da CPTM.

 

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