Prevenção: testes de HIV serão realizados em SP nesta quinta-feira (8)

 

Ação preventiva ocorrerá na estação Jabaquara, na zona sul, a partir de 8h30; resultado fica pronto em cerca de meia hora

 

A Secretaria da Saúde promoverá, na próxima quinta-feira (8), testagens para HIV na estação Jabaquara, na zona sul da capital paulista, como parte das ações de prevenção na semana do Carnaval. A ação ocorrerá de 8h30 às 16h na Plataforma A da EMTU, com o apoio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

 

Serão ofertados 300 testes rápidos de HIV, fluido oral, além da distribuição de 10 mil preservativos masculinos, 4 mil preservativos femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante. O teste rápido é gratuito, sigiloso e confiável.

 

O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e a privacidade e o sigilo do paciente são garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que possa dar início ao tratamento.

 

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Além disso, a pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente. É fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP. “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV ao longo da epidemia, sete pessoas ainda morrem diariamente no estado por Aids”, acrescenta.

 

Vale destacar que a testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde o ano todo. Informações sobre o local mais próximo podem ser obtidas no Disque DST/Aids, pelo telefone 0800-162-550.

 

Escolas de samba

 

Mais de 50 mil camisinhas e leques com mensagens de prevenção foram distribuídos ao longo do mês de janeiro, durante os ensaios das escolas de samba de São Paulo. A ação mais recente foi realizada nesta terça-feira (6), no Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi.

 

Os agentes do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) fiscalizarão bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e lojas de conveniências no entorno dos blocos de Carnaval. As ações não serão realizadas nas ruas, apenas nos estabelecimentos dos maiores blocos de São Paulo. Também serão feitas abordagens pelos agentes do CVS nos bares e camarotes do Sambódromo do Anhembi, nos dois dias de desfile.

 

Portal do Governo do Estado

 

 

×

Menu SPOG