Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão destaca estratégias inovadoras

 

Projetos de unidades da Sabesp foram vencedores em duas categorias

 

Aconteceu na quinta (23), em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), promovido pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG) e pelo Governo do Estado de São Paulo. Foram avaliados cases de dezenas de empresas, considerando os critérios definidos pelos manuais do IPEG.

 

Para Keli Della Torre (foto), subsecretária de planejamento estratégico e gestão governamental, da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, que representou o secretário Marcos Antonio Monteiro no evento, o prêmio é um reconhecimento às instituições que buscam iniciativas de melhoria de gestão e resultados. Todo o processo de avaliação é realizado por Banca Examinadora voluntaria e independente que utilizam critérios alinhados com a Fundação Nacional da Qualidade.

 

Conquistaram o prêmio de ‘Melhores em Gestão’ as seguintes empresas: Greenbrier Maxion, MWM, Sabesp - UGR Santo Amaro e Sabesp UGR Guarapiranga.

 

Já, os seis cases vencedores, na modalidade ‘Mérito da Inovação em Gestão’ (avaliação pontual, que faz parte da premiação, para fomentar a inovação em gestão nas organizações paulistas de qualquer porte ou setor) foram:

 

Sabesp – MSNN02 – UGR Santo Amaro

“Esgoto na rede”

A prática consiste, primeiro, na sistematização das informações locais e corporativas por meio do desenvolvimento e implantação de ferramentas para o levantamento, estratificação e disponibilização de dados que possibilitam a visualização e o diagnóstico de problemas, facilitando assim, a tomada de decisão dentro dos processos relacionados à operação dos sistemas de esgotamento sanitário. Segundo, na utilização da expertise da força de trabalho, anteriormente focada só na manutenção, agora, subsidiada pelas informações sistematizadas, e voltada à realização de diagnósticos precisos e bem elaborados que ao retornarem à área de engenharia de esgoto para validação, demandem soluções assertivas e eficazes para os problemas encontrados em campo, principalmente nos trechos críticos identificados no levantamento dos dados.

 

“FISCAL TOTAL” – SABESP Unidade de Negócio Norte

No setor de saneamento, a execução de serviços de manutenção dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto sempre foram os principais dificultadores no processo de atendimento aos clientes. Ressalta-se que estes serviços são realizados, quase que em sua totalidade, através de Mão de Obra Terceirizada. Com o objetivo de reduzir gastos com contratações, melhorar relacionamentos com seus clientes e fornecedores, implementou o modelo de gestão por desempenho em seus contratos de obras/serviços/manutenção dos sistemas, onde foram estabelecidas estratégias diferenciadas, buscando a integração destas aos objetivos organizacionais. O Programa Fiscal Total consiste na elaboração, padronização e disponibilização de informações gerenciais em tempo real, integração de ferramentas de fiscalização dos contratos e capacitação contínua da mão de obra contratada, com enfoque proativo e inovador, tendo como base o atendimento aos requisitos contratuais, dos clientes e às demandas do Órgão Regulador.

 

“Plano de Gestão do Relacionamento” – SABESP Unidade de Negócio Norte MN

O objetivo da prática foi reafirmar e garantir a cultura do relacionamento interno e externo como responsabilidade de toda a cadeia hierárquica da unidade e não só delegada às áreas diretamente vinculadas à atividade comercial. O foco das ações é o desenvolvimento e aplicação de um plano de relacionamento com a estruturação de todas as informações do relacionamento com o cliente interno e externo para uso estratégico nos processos principais: água, esgoto e atendimento. Com a adoção da prática, pode-se citar como benefício tangível melhora na satisfação dos clientes com o atendimento de 68% em 2015 para 82% em 2016 = 91% e intangível a proteção e promoção da marca Sabesp.

 

“Programa Asfalto Rápido” - Unidade de Negócio Norte da Diretoria Metropolitana da Sabesp

O Programa Asfalto Rápido consiste na integração das ações de planejamento, operação e controle do processo de reposições de pavimento asfáltico, de forma proativa e inovadora, por meio do controle tecnológico das intervenções, da disponibilização de informações gerenciais em tempo real, da implementação de soluções técnicas inovadoras e da capacitação customizada da mão-de-obra contratada, possibilitando a ação proativa dos gestores para correção dos desvios, garantindo a efetividade das práticas e a aplicação das ações preventivas e corretivas pertinentes com agilidade e rapidez

 

“Programa Nos Trilhos da Ergonomia” – Greenbrier Maxion

O programa Nos Trilhos da Ergonomia, apresenta como destaque a combinação das ferramentas de Ergonomia com a metodologia Lean Manufacturing no desenvolvimento de processos enxutos e sem riscos para a saúde dos colaboradores. O remodelamento do fluxo da cadeia de valor facilitou o trabalho dos montadores, soldadores, empilhadeiristas, operadores de máquinas (dobradeira) e toda a equipe de apoio no controle e apontamento das peças. O impacto positivo com esse novo fluxo permitiu de uma redução de custo mensal de aproximadamente R$ 40.000,00 com ganhos diários de 34% de produtividade, 45% de transporte, 50% da área utilizada disponibilizada e eliminou o fluxo de 43 itens por vagão produzido. Quanto menos etapas em um processo, menor a exposição a quaisquer possíveis riscos, erros e retrabalhos.

 

MWM

Lean Administrativo – Como aumentar a transparência e eficiência na Gestão de Informações

Reconhecido internacionalmente como um modelo de referência para a gestão de processos produtivos, a filosofia Lean segue em expansão e tem ultrapassado fronteiras dada sua extensa aplicabilidade em diferentes segmentos da indústria e setor de serviços. Este case demonstra como a MWM Motores Diesel expandiu a aplicação de técnicas enxutas aos seus departamentos administrativos e vem obtendo excelentes resultados com a otimização de processos internos. A empresa passou a enxergar o seu fluxo de informações com o mesmo grau de transparência e detalhamento que adota em suas linhas de produção. Os resultados são refletidos diretamente em produtividade.

 

Sobre o PPQG

O PPQG é uma parceria entre o IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão e o Governo do Estado (Lei 11.594/SP de 2003). É uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza e capacita anualmente dezenas de especialistas e examinadores voluntários que realizam as avaliações das candidatas com total independência.

 

Sobre o IPEG

O Instituto Paulista de Excelência da Gestão – é uma organização de direito privado e sem finalidade de lucro, fundada em 2001, com o propósito de promover a melhoria da gestão das organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo. Unindo a experiência em gestão captada das empresas reconhecidas, há 12 anos o IPEG viabiliza o acesso de outras organizações paulistas a esse conhecimento por meio de eventos, workshops, cursos e jornadas de excelência. O IPEG faz parte da rede QPC, que inclui congêneres de outros Estados.

 

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