Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mobiliza municípios e órgãos do Governo para promover a direção segura
O Governo do Estado realiza e apoia mais de mil iniciativas durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar práticas seguras em ruas e estradas de São Paulo. Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, órgãos do Governo e municípios conveniados ao programa foram mobilizados para conscientizar a população sobre a importância de evitar comportamentos de risco no trânsito.
Segundo a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa, o fator humano é a principal causa de fatalidades no trânsito. “Dados do Infosiga SP indicam que 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres. O desafio de mudar a realidade passa por uma mudança de comportamento”, explica.
Instituído em 2015, o programa visa a reduzir pela metade os óbitos relacionados a acidentes e atua na mobilização de municípios, sociedade civil, setor privado, secretarias e órgãos governamentais para o desenvolvimento de projetos em prol da segurança viária. Uma das frentes de trabalho é a promoção de ações de conscientização.
“A Semana Nacional do Trânsito é mais uma oportunidade de reforçarmos a mensagem de que cada um é responsável pela segurança, adotando práticas seguras e protegendo os elementos mais frágeis, como pedestres e ciclistas”, ressalta o presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.
As campanhas desenvolvidas em todo o Estado alertam a população sobre os perigos de comportamentos de risco. Dirigir alcoolizado, não usar o cinto de segurança e exceder os limites de velocidade são alguns exemplos. “Temos um elemento cada vez mais presente no trânsito e que pode causar acidentes graves: a distração causada pelo celular”, alerta a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa. Os riscos causados pelo aparelho estão presentes em boa parte das ações promovidas pelos 67 municípios parceiros do programa, que já beneficiam 71% da população.
Atrações
Na capital paulista, diversas atividades no Parque Villa-Lobos promovem a segurança viária para adultos e crianças. Realizado em parceria o Detran.SP e a Polícia Militar, o evento segue até o próximo domingo (24).
“No dia a dia, vemos a necessidade de se mudar a visão das pessoas para o trânsito. Ao assumir a responsabilidade de manter a segurança em nossas ruas e estradas, contribuímos efetivamente para um trânsito mais seguro, humano e cidadão”, diz o presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.
A programação inclui atrações gratuitas para os frequentadores do parque, como minipistas para crianças e exposição de veículos antigos, além de exibições do canil e da cavalaria da PM. No espaço, também é possível conhecer as viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros.
Durante a semana, o Clube do Bem-Te-Vi promoverá oficinas com crianças da rede estadual de ensino. A previsão é de que cerca de 800 alunos participem das atividades, entre elas, um teatro de fantoches e uma turma formada por deficientes auditivos. “É uma semente que queremos plantar. Para construir a segurança de amanhã, precisamos ensinar às nossas crianças os valores do respeito e da cidadania”, conclui o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito do Estado de São Paulo, Coronel Marcelo Vianna.
Fiscalização
Na Semana Nacional de Trânsito, também será feita uma ação educativa na fiscalização da alcoolemia, a concentração de álcool etílico no sangue. Policiais militares distribuirão bafômetros descartáveis em bares e restaurantes para que os condutores verifiquem se têm condições de assumir a direção do veículo. Na semana, a fiscalização será ainda mais intensificada
Programa do Governo do Estado de São Paulo, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos em ruas e avenidas do Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove pastas de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para a redução de vítimas de acidentes de trânsito.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também envolve a sociedade civil, com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, ProSimulador e Raízen – e do Centro de Liderança Pública.
Comunicação Secom