PIB paulista avançou 0,7%. entre o 1º e o 2º trimestres de 2017

O Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo, calculado pela Fundação Seade, apresentou avanço de 0,7% no 2º trimestre de 2017 na comparação com o 1º trimestre deste mesmo ano. Já no confronto dos últimos quatro trimestres com os quatro trimestres imediatamente anteriores, a redução foi de 1,7%. Na comparação com o 2º trimestre de 2016, o PIB registrou queda de 0,7%, enquanto que, no acumulado do ano, mostrou retração de 1,2%.

O PIB avançou 1,0% entre maio e junho de 2017, na série livre de efeitos sazonais. Nessa mesma base de comparação, todos os setores registraram desempenho positivo: agropecuária (1,2%), indústria (0,8%) e serviços (1,3%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, o PIB do Estado avançou 0,5%. Para tal comportamento contribuíram o decréscimo da agropecuária (-6,7%) e os aumentos da indústria (1,9%) e dos serviços (0,3%).

No acumulado dos seis primeiros meses de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior, a economia paulista retraiu-se em 1,2%, com taxas negativas em todos os setores: agropecuária (-1,3%), indústria (-0,9%) e serviços (-1,4%). Tanto nessa base de comparação quanto no acumulado de 12 meses, esses resultados vêm apresentando melhoras no decorrer do presente ano.

Conheça aqui a íntegra da pesquisa.

Comunicação Fundação Seade