Alckmin lança campanha para redução de acidentes e mortes no trânsito

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira (18) o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária, em comemoração ao primeiro ano do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa do Governo do Estado de São Paulo visa reduzir pela metade o número de acidentes no trânsito até 2020.

“No primeiro semestre, tivemos uma redução de 8% no número de mortes em acidentes rodoviários, 233 vítimas a menos”, afirmou Alckmin. Já foram investidos no programa R$ 10,5 milhões em ações de educação no trânsito em 15 municípios.

O secretário de Planejamento e Gestão Marcos Antonio Monteiro participou da cerimônia ao lado de outros secretários que integram o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O evento realizado no Palácio dos Bandeirantes marcou ainda o lançamento de uma campanha de mídia para conscientizar a população sobre a mudança de comportamento no trânsito e diminuir o número de acidentes. No Estado de São Paulo, 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falha humana.

Alckmin citou o InfoSiga SP, relatório on-line sobre acidentes de trânsito, e explicou o procedimento adotado em relação às prefeituras participantes do programa. “É tudo transparente e todo dia 19 é publicado o resultado sobre o mês anterior. Com isso, sabemos aonde foi o acidente, e agimos imediatamente para evitar acidentes”.

Parceria
Alckmin assinou nessa ocasião parceria com a coalizão global Together for Safer Roads*, para troca de conhecimentos sobre as melhores práticas mundiais e incremento do trabalho que já vem sendo realizado pelo Governo do Estado na diminuição do número de acidentes e mortes.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito se baseia em iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), denominada de “Década de Ação pela Segurança Viária”, para o período de 2011 a 2020.

Do Portal do Governo do Estado