As pessoas participaram das audiências eletrônicas e presenciais, conheceram programas de governo e votaram nas demandas mais importantes
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, promoveu 18 Audiências Públicas Presenciais no período de 22 de junho a 21 de julho. A agenda de reuniões públicas contemplou todas as Regiões Administrativas - RAs, Aglomerados Urbanos - AUs e Regiões Metropolitanas - RMs do Estado de São Paulo, e teve como objetivo identificar as ações de governo consideradas prioritárias para os paulistas.
Além das audiências presenciais, a população ajudou o Governo de SP a definir prioridades no orçamento de 2017 votando nas demandas mais importantes pelo endereço eletrônico da Secretaria e pelo Portal do Governo.
As Audiências Públicas Presenciais foram realizadas pelo o assessor técnico da SPG, Mauricio Hoffmann. Em cada audiência, foram destacadas as principais ações realizadas nas regiões específicas e os programas previstos para os próximos anos. Hoffmann também comentou sobre o panorama econômico atual e a postura de austeridade máxima do Estado para o controle do gasto público e adoção de medidas de ajuste fiscal no enfrentamento dos efeitos da crise.
Para o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo, Marcos Antonio Monteiro, o debate sobre políticas públicas sempre deve ser aberto aos diferentes setores da sociedade. “As audiências públicas são uma oportunidade para o cidadão participar da escolha de prioridades e fortalecer o exercício da cidadania”, afirma.
As audiências públicas asseguram a participação do cidadão e ampliam o nível de transparência da atuação governamental, o que auxilia o governo no processo de planejamento orçamentário. Essa foi a oportunidade em que o contribuinte apontou quais áreas da administração estadual ou programas devem ser priorizados na elaboração do orçamento de 2017.
Além disso, as indicações regionais auxiliam o Governo Estadual a identificar projetos que fomentam o crescimento econômico e a geração de oportunidades, antídotos para vencer a crise pelo qual o país atravessa e cujos reflexos alcançam a todos.
Comunicação Secretaria de Planejamento e Gestão