Encontro debate os desafios da tecnologia digital na gestão pública

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do governador de Goiás Marconi Perillo, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do secretário de Planejamento e Gestão Marcos Antonio Monteiro e demais autoridades foi realizado nesta quarta-feira (23), o Encontro Nacional do Movimento Brasileiro Competitivo (MBC) com o tema “Os Desafios da Gestão Municipal”.

No encontro, o governador e o presidente do MDC Claudio Gastal assinaram uma autorização para que o MBC faça um trabalho diagnóstico com o objetivo de aprimorar os processos de arrecadação, recuperação de créditos e gestão de serviços da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ideia é auxiliar os dois órgãos a potencializar práticas de gestão e desenvolver novas metodologias e ferramentas para aumentar a eficiência e eficácia de seus processos e serviços.

O primeiro diagnóstico a ser realizado pelo MBC será sobre os processos de cobrança e de arrecadação dos dois órgãos. A intenção é, a partir da análise do atual cenário, identificar oportunidades que possam aperfeiçoar essa dinâmica e trazer benefícios tanto para o Governo do Estado tanto quanto para cidadãos e contribuintes.

"É necessária uma nova política, que o MBC já identificou, para reduzir custo e melhorar eficiência da máquina pública, usando a tecnologia para aperfeiçoar essas práticas", explicou o Alckmin.

Um estudo recente da Oxford Economics, estimou que uma maior penetração das tecnologias digitais pode adicionar cerca de 97 bilhões de dólares ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020, um incremento de 0,5% em relação ao crescimento já projetado.

O documento tem seis eixos estruturantes: digitalização no setor público, digitalização no setor privado, ambiente regulatório e normatizações, força de trabalho digital, inovação e empreendedorismo digital e infraestrutura digital.