Detran.SP promove ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promove até sexta-feira (25) uma série de ações educativas dentro da Semana Nacional de Trânsito 2015. São eventos na capital e em várias cidades do interior voltados a discutir e conscientizar a população sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano. Todos gratuitos.

Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para promover um debate sobre o tema. Neste ano, o Governo de São Paulo, por meio do Detran.SP e de outros órgãos, centra o foco na redução das mortes por acidentes de trânsito, dentro da proposta das Nações Unidas com a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, da qual o Brasil é signatário.

O tema da campanha do Detran.SP será "Leve o respeito no trânsito sempre com você". Oito grandes parcerias foram firmadas por meio de chamamento público, com as seguintes instituições: Arteris, ONG Criança Segura, Diageo, Fundação Volkswagen, Fundación MAPFRE, Honda, Pernod Ricard Brasil e Porto Seguro —, que serão responsáveis por várias ações no Estado.

“Estamos unindo esforços com os mais diversos segmentos para que seja possível trabalhar, de forma integrada e em várias frentes, para uma mudança cultural na relação das pessoas com o trânsito”, afirmou o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

A programação da Semana Nacional de Trânsito vai envolver os mais diversos públicos, das crianças àqueles com mais de 60 anos, em 32 cidades do Estado: Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Campinas, Capão Bonito, Catanduva, Conchal, Fernandópolis, Franca, Indaiatuba, Guarulhos, Itapeva, Jacareí, Jaguariúna, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santa Gertrudes, Santos, São Joaquim da Barra, São José do Rio preto, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, e Sorocaba.

Inclui peças teatrais e oficinas temáticas em escolas estaduais e escolas técnicas do Centro Paula Souza, intervenções nas vias, blitze de inspeção gratuita de veículos, descontos em serviços de táxi, oficinas de criação de games relacionados à segurança no trânsito, orientações de segurança para pedestres, motociclistas, ciclistas e caminhoneiros, cursos de pilotagem de motos, palestras, debates, entre outros.

Além das ações de cunho educativo, operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, serão realizadas em 15 cidades do Estado.

Vida, dê preferência- Em julho, o Governo de São Paulo iniciou um grande esforço pela redução das mortes em acidentes com o lançamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, composto por nove secretarias e com a colaboração de mais de 20 parceiros. Juntos, poder público e sociedade civil vão construir um conjunto de políticas públicas para melhorar a segurança viária no Estado.

Os acidentes de transportes terrestres são a maior causa externa de mortes no Estado de São Paulo desde 2007, quando ultrapassaram os homicídios, cujos índices vêm sofrendo sucessivas quedas.

A taxa paulista é de 15 mortes por 100 mil habitantes, de acordo com dados mais recentes do DATASUS/Ministério de Saúde, de 2013. O índice nacional é de 21 óbitos por 100 mil habitantes.

Em São Paulo, em 2013, os acidentes provocaram 6.564 mortes e 38.140 internações de residentes do Estado, ambos os números menores do que no ano anterior. No país, foram 42.266 mortes e 169.901 feridos, valores crescentes em relação aos anos anteriores. Trata-se, no âmbito nacional, da segunda maior causa externa de mortes, atrás apenas dos homicídios.