Governo de São Paulo inaugura sede do Escritório Regional de Itapeva

Criada em fevereiro de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin, a 16ª Região Administrativa (RA) do Estado passa a ter sua sede em Itapeva. Formada por 32 municípios que antes integravam a 4ª Região, de Sorocaba, a nova RA tem como objetivo atender mais rapidamente as demandas locais, aproximando os órgãos do governo à região, melhorando a qualidade dos serviços públicos e promovendo o desenvolvimento regional de forma mais célere. A região sudoeste do Estado tem muitos municípios e muitos a mais de 200 km de distância de Sorocaba.

A sede do ERPLAN (Escritório Regional de Planejamento) de Itapeva ocupa uma área de 249 m2 e foi inaugurada pelo governador em exercício, Samuel Moreira, e pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Julio Semeghini. O escritório será dirigido por Maria Sebastiana Cecé Cardoso.

"Os municípios apresentam projetos o tempo todo para pode viabilizar recursos para investir, demandas nas mais diversas áreas, para parcerias com o Governo do Estado. Essa unidade faz com que agora os representantes da população, prefeitos, vereadores dessa região, possam vir até Itapeva e não mais a Sorocaba ou a São Paulo para viabilizar os seus projetos", destacou Samuel Moreira.

"O Governo de São Paulo sabe das necessidades da região e conhece as dificuldades de todas as regiões do Estado. Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento de forma criativa e inovadora, ainda mais desta nova região administrativa, a 16ª. Como exemplo citamos o contrato de financiamento firmado ontem pelo governador Geraldo Alckmin com a seguradora do Banco Mundial, a MIGA, para modernizar as estradas do interior, o que gera empregos e fomenta a economia, contribuindo para o desenvolvimento do Estado", disse o secretário.

A principal atividade econômica da região é a produção de minérios. É também um importante celeiro agrícola, ao mesmo tempo em que concentra as principais áreas de reflorestamento de São Paulo.

Itapeva também abriga uma unidade da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma Fatec (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), seis unidades de Etec’s (Escola Técnica Estadual) e uma Santa Casa, responsável pelo atendimento de casos complexos de saúde das cidades da região.

Demais municípios da região de Itapeva: Angatuba, Campina do Monte Alegre, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Apiaí, Iporanga, Coronel Macedo, Itaí, Arandu, Paranapanema, Itaberá, Taquarituba, Tejupá, Piraju, Riversul, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Itaoca, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Nova Campina, Ribeirão Grande, Sarutaiá, Taquarivaí e Guapiara.