Região Administrativa de Campinas inaugura agenda de audiências públicas para a Lei Orçamentária Anual 2015

Veja como participar

Na próxima sexta-feira, dia 27, em Campinas, a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo realiza a primeira audiência pública para a Lei Orçamentária Anual - LOA 2015 - cujo objetivo é ouvir a população a respeito de projetos que são considerados prioritários para a região Administrativa de Campinas.

Nas audiências públicas, que acontecem em todo o estado durante os meses de julho e agosto, são apresentados aspectos referentes ao planejamento e ao processo orçamentário estadual, dando transparência às diretrizes e aos números que estruturam as ações do Governo.

Para garantir que todos possam participar do planejamento orçamentário, aqueles que não puderem comparecer às audiências presenciais podem participar através da audiência eletrônica, que pode ser acessada no endereço: www.planejamento.sp.gov.br, no período de 27 de junho até o final de agosto.

Vale destacar que a Região Metropolitana de Campinas, composta por 20 municípios, contará com uma audiência pública para discutir suas prioridades no mês de agosto, em data a ser definida.

Sobre a LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA), também chamada de orçamento, é a lei que estima os valores da receita e determina os valores da despesa para determinado exercício. O orçamento de São Paulo é constituído pelo Orçamento Fiscal, que também inclui despesas com seguridade social, e pelo Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado. Através da LOA, o cidadão identifica a destinação dos recursos que o Governo recolhe sob a forma de impostos. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento.

A LOA é um instrumento fundamental para garantir a transparência no processo de gestão, informando, de forma detalhada, os objetivos e metas dos programas e ações consignados no Plano Plurianual. A conexão entre o planejamento e o orçamento anual se dá por meio das ações orçamentárias e suas respectivas classificações, as quais são inscritas na LOA com os valores definidos pelas secretarias, órgãos ou entidades da administração pública estadual.

O Projeto de Lei do orçamento é anual e deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação até o dia 30 de setembro de cada ano.

Serviço

Audiência Pública para a Lei Orçamentária Anual - Região Administrativa de Campinas

Data: 27/06/2014

Local: Auditório Décio Dias Alvim – Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL