Ações conjuntas serão destinadas à execução das obras de adequação viária e demais serviços necessários à implantação do Monotrilho
O Governo do Estado de São Paulo firmou nesta sexta-feira, 14, convênio com a prefeitura do município para a execução das obras do Monotrilho das linhas 15-Prata e 17-Ouro do Metrô. Na ocasião, a prefeitura anunciou investimento de R$ 360 milhões para utilização do Governo do Estado nas duas linhas.
As ações conjuntas serão destinadas à execução das obras de adequação viária e demais serviços necessários à implantação. Quando inaugurado, será o primeiro monotrilho no Brasil e o de maior capacidade no mundo. "Hoje estamos dando um importante passo com duas linhas do Monotrilho. É um trabalho importante e é um grande desafio à mobilidade urbana", anunciou o governador Geraldo Alckmin.
Monotrilho
A Linha 15-Prata terá 26,6 km de extensão em vias elevadas e ligará os bairros do Ipiranga à Cidade Tiradentes. Contará com 18 estações e atenderá cerca de 500 mil passageiros por dia. A primeira viagem-teste entre a futura Estação Oratório e o Pátio Oratório foi feita em janeiro deste ano. A linha terá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
Já a Linha 17-Ouro terá 17,6 km e ligará o aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária. Contará também com 18 estações e terá conexão com a Linha 1-Azul, Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás do Metrô e Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Do Portal do Governo do Estado