Mais moradias e condições dignas aos cidadãos mobilizam as ações da Secretaria da Habitação. Nos próximos anos, o Governo do Estado vai construir 150 mil novas moradias para atender a famílias com renda de até dez salários mínimos.
Para atingir a meta, o governo estadual busca parcerias com o governo federal e a iniciativa privada através da Agência de Habitação Social Casa Paulista, a nova marca da política de habitação social do Estado. Assim, além de construir, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), o Governo passa a ser também agente fomentador de habitação.
De 2012 a 2015, através da Casa Paulista e da CDHU, serão investidos 7,9 bilhões de reais para viabilizar as 150 mil novas moradias pretendidas e implementar ações de urbanização de favelas e regularização fundiária.
Um exemplo é o Programa Serra do Mar, em Cubatão, cidade que sofre com ocupações irregulares em áreas suscetíveis a graves acidentes ambientais, como deslizamentos de terra, além de ter seus ecossistemas ameaçados. No total, mais de 30 mil pessoas devem se beneficiar pela iniciativa e 800 mil metros quadrados de mata serão recuperados. Para cumprir essa meta, estão sendo investidos cerca de 1 bilhão de reais na construção de moradias, em obras de urbanização e no reflorestamento de porções da Serra do Mar.
Portal do Governo de São Paulo