Mais de 162 mil vagas serão criadas no Via Rápida Emprego
A capacitação profissional será ainda mais estimulada em todo o Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 13, foram anunciadas 162.208 novas vagas em cursos do Via Rápida Emprego, além de entrega de mais 17 carretas equipadas com salas de aula e laboratórios, que permitem levar qualificação profissional a diversos municípios.
"O trabalho muda a vida da gente. O trabalho é o que nos faz nos sentirmos úteis às pessoas, que nos realiza. Estamos ajudando quem mais precisa e fazendo um bom casamento entre educação e mercado de trabalho", definiu o governador Geraldo Alckmin. Do total das vagas anunciadas, 82 mil são para cursos presenciais distribuídos por todas as regiões administrativas do Estado, dessas 19.800 para alunos da rede estadual de educação.
Ainda serão ofertadas mais 80 mil vagas em inglês e espanhol à distância pelo "Via Rápida Idiomas". A intenção é qualificar profissionais que atuam ou estão interessados em ingressar nos setores ligados ao turismo, comércio, serviços e eventos esportivos como a Copa do Mundo. Das 80 mil vagas oferecidas, 40 mil vagas serão para inglês e a outra metade para espanhol.
Outra novidade é a ferramenta online "Vaga Certa" de intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, destinada aos alunos concluintes do Via Rápida Emprego e aos estudantes e formandos dos cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza. A nova ferramenta online funcionará como uma central da vagas. O site gratuito contará com espaço destinado aos empregadores e aos alunos.
Para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi lançado o "Professor Online", que consiste em um site para orientação de estudos dos alunos do Programa. O portal vai permitir que o estudante publique suas dúvidas de forma privada. Um grupo de professores responderá às questões, com base nos materiais de apoio ao programa, guiando o estudo dos alunos.
Via Rápida - Educação Integral
Em parceria com a Secretaria da Educação, 20 mil vagas de cursos profissionalizantes serão abertas nas escolas da rede estadual. O "Via Rápida - Educação Integral" oferecerá 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas serão oferecidas para a 3ª série do Ensino Médio, depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual, aumentando a permanências dos jovens nas escolas.
As vagas serão distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras - de 30 alunos em cada sala - disponíveis para o "Via Rápida". A previsão é que as aulas comecem até o final de abril.
Portal do Governo de São Paulo