O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 24, em Taubaté, uma série de ações no Vale do Paraíba. Entre as principais medidas estão a criação do FundoVale (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e do Gamesp (Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública).
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O governador destacou que os 39 municípios do Vale e o Governo do Estado terão participação no FundoVale. "Será definido o valor para cada prefeitura e para o Governo investir. Depois, vamos decidir os projetos de interesse coletivo de toda região", afirmou. "Estes recursos são para que as ações que sejam desenvolvidas tenham este caráter de integração, que é a marca do nosso governo", disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano em exercício, Edmur Mesquita. O FundoVale será administrado pela Desenvolve SP.
Segurança Pública
O Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública do Vale, a exemplo do que já ocorre na Região Metropolitana de Campinas, envolverá diversos órgãos. O Gamesp vai vai priorizar o trabalho de inteligência, visando não só a reprimir o crime, mas também a desenvolver ações educativas e de prevenção em toda a região. "Participarão prefeitos, Ministério Público, Poder Judiciário, polícias e sociedade civil. [Estão envolvidos] todos os atores para fazermos um bom trabalho na segurança pública", afirmou Alckmin.
Outros anúncios
Geraldo Alckmin autorizou a criação de duas unidades do Poupatempo no Vale: Jacareí e Pindamonhangaba. Também foram liberados R$ 45 milhões em recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) nas 11 estâncias turísticas da região.
Do Portal do Governo do Estado