Fórum das Sedes da Copa de 2014 faz balanço da Copa das Confederações

São Paulo sediou nesta quinta-feira (1/8) o 5º Fórum das Cidades-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que teve como um dos temas as experiências da Copa das Confederações, realizada em seis das 12 cidades-sede do Mundial em junho deste ano. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, também coordenador do Comitê Paulista, e a vice-prefeita Nádia Campeão, coordenadora do SPCopa, participaram da reunião.

Para Julio Semeghini, São Paulo tem infraestrutura para receber a Copa do Mundo, mas não se pode subestimar o evento. “São Paulo vai viver um momento de desafio ao receber milhares de jornalistas, turistas e vários chefes de Estado para a abertura do mundial. Queremos oferecer serviços de excelência”, disse. “É importante assimilar o que foi testado na Copa das Confederações para planejarmos as ações para 2014 levando em conta as dificuldades vividas em 2013”, afirmou a vice-prefeita.

Apesar das dificuldades – ampliadas pelas manifestações em todo o país em junho – o balanço do evento foi positivo. Algumas ações se destacaram em todas as sedes, como o trabalho integrado entre as forças policiais e a implantação de linhas especiais de transporte. Outras requerem ajustes para 2014, como a comunicação sobre as formas de acesso ao estádio, o treinamento dos voluntários e a ampliação do número de centros de retirada de ingresso.

As propostas apresentadas no 5º Fórum das Cidades-Sede serão compartilhadas também com o governo federal, o Comitê Organizador Local (COL) e a FIFA.

Programa de Observadores

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo realizaram visitas de observação durante a Copa das Confederações da FIFA (FCC), experiência que foi compartilhada entre cerca de 80 pessoas no último dia 30/7 (leia mais). Na próxima semana, ambos participam de uma reunião de balanço com o COL.