Secretário-geral da FIFA visita obras viárias e da arena em Itaquera

O coordenador do Comitê Paulista Julio Semeghini acompanhou nesta segunda-feira (19) a visita da delegação da FIFA às obras viárias e da Arena de São Paulo, em Itaquera. Acompanhado do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, da coordenadora do SPCopa, Nadia Campeão, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que são membros do Conselho de Administração do COL, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional vistoriou as obras da DERSA no entorno do Polo Institucional de Itaquera, que atingiram em agosto 48% de conclusão, e verificou o andamento das trabalhos na arena do Corinthians, 86% concluídas.

Semeghini destacou a integração entre as esferas governamentais e o legado que ficará para a população da Zona Leste. “Estamos trabalhando duro para ter uma grande Copa do Mundo. Para isso, estamos investindo muito em mobilidade urbana, com as obras viárias da DERSA, além das melhorias implantadas nos sistemas de trem e metrô. Em parceria com a Prefeitura são R$ 430 milhões de infraestrutura trazida para a Zona Leste”, lembrou, referindo-se às obras viárias no entorno do Polo Institucional de Itaquera.

Próximo à FATEC Itaquera, a comitiva pode conhecer mais detalhes das obras do Complexo Viário Polo Itaquera, apresentada pelo presidente da DERSA, Laurence Casagrande Lourenço. Em andamento desde setembro de 2012, os trabalhos atingiram neste mês de agosto 48% de execução. Além de melhorar a acessibilidade das milhões de pessoas que transitam diariamente pela região, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.

Ronaldo também ressaltou a importância das obras viárias, que beneficiarão a população que transita pela região. “Além do estádio, que está lindo e maravilhoso e que vai ficar ainda mais bonito para a Copa do Mundo, eu gostaria de lembrar o legado ao redor do estádio. Principalmente para a população de Itaquera, que vai poder aproveitar bem todas as obras de mobilidade. Já vimos que tem uma faculdade de tecnologia (FATEC) funcionando, escola técnica (ETEC, em construção). Vai ser um legado importante que a Copa do Mundo e esta deixando em Itaquera” destacou Ronaldo.

Parte do Polo Institucional de Itaquera, os dois equipamentos do governo estadual já são realidade: a Fatec (Faculdade de Tecnologia), inaugurada em 2012, e uma Etec (Escola Técnica), que iniciará as aulas no segundo semestre de 2014. Na estratégia de utilização de estruturas existentes durante o evento, diminuindo a necessidade de estruturas temporárias, os centros de credenciamento e de ingresso serão instalados na Etec, bem como as áreas de apoio a cerimonia de abertura e treinamento de voluntários. Está em estudo o uso do espaço também, provisoriamente, como escritório do Comitê Paulista, SPCopa, e Comitê Organizador Local no primeiro semestre.

Já o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, fez elogios ao estágio das obras do estádio que receberá a abertura da Copa 2014. De acordo com informações da Odebrecht, responsável pelos trabalhos, as obras atingiram 86% de conclusão. “Olho a minha volta e posso afirmar que o estádio será entregue em tempo não só para a abertura, mas também para os eventos-testes”, afirmou. O secretário-geral também destacou o avanço do plantio do gramado da arena. “Está lindo! Estávamos preocupados, mas o que os trabalhadores fizeram é impressionante”, disse.

Antes das visitas em Itaquera, o secretário-geral da FIFA esteve no Palácio dos Bandeirantes, onde se reuniu com o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Durante o encontro eles conversaram sobre os investimentos públicos, estaduais e municipais, no complexo viário Polo de Itaquera, e dos investimentos do Governo do Estado no aumento da capacidade do transporte sobre trilhos, pontos fundamentais do plano de mobilidade para o evento. Valcke falou da importância do cumprimento dos prazos, para que sejam realizados os testes operacionais com a devida antecedência e elogiou a transformação urbana que Itaquera está vivendo com os investimentos em infraestrutura. Agradeceu ainda o uso da ETEC para apoio ao evento, minimizando estruturas temporárias e divulgando espaços públicos de muita qualidade.

 

Complexo Viário Polo Itaquera

O empreendimento da DERSA foi divido em três etapas e teve início em setembro de 2012, com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao Futuro Polo Institucional de Itaquera. As obras permitirão maior integração entre as áreas norte e sul do bairro, integrarão vias já existentes, favorecerão a circulação de pedestres e o acesso às estações de trem e metrô.

Todas estarão concluídas até abril de 2014. O investimento total, incluindo despesas com projetos e desapropriações, de acordo com o convênio assinado em 2011, será de R$ 478,2 milhões, sendo R$ 345,9 milhões do Estado e R$ 132,3 milhões da Prefeitura. Cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos devem ser gerados pelas intervenções.

 

Veja quais são as obras da DERSA em execução no Polo Viário Polo Itaquera:

1. Nova avenida de ligação Norte–Sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM;

 

2. Nova avenida articulando a Ligação Norte–Sul com a Avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da SABESP existente;

3. Passagem em desnível (mergulhão) na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM;

4. Rotatória e alargamento de pista no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado;

5. Duas novas alças de acesso entre a Jacu-Pêssego e a Nova Radial e uma passarela sobre os trilhos, unindo norte e sul, próxima à estação Artur Alvim.

 

Transportes sobre trilhos

O acesso ao estádio já está garantido pelo sistema de alta capacidade. As estações Artur Alvim, do Metrô, e Corinthians-Itaquera, do Metrô e da CPTM, estão a cerca de 800 metros da entrada da arena. Com os investimentos em curso na modernização dos sistemas e em novos trens, a capacidade conjunta de ambas as linhas que atendem a região (3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM) será suficiente para transportar mais de 110 mil pessoas por hora/sentido, mais que o dobro do recomendado pela FIFA e 20% maior do que a capacidade atual. O tempo de espera entre trens na Linha 3 do metro vai passar dos atuais 100 segundos, em média, para até 85 segundos em 2014. Na Linha 11-Coral da CPTM, o tempo será reduzido de cinco para três minutos.

 

Essa estrutura existente permite que o plano de acesso à Arena de São Paulo aponte o transporte de massa como prioritário. Estima-se que cerca de 50% do público geral utilizará os trilhos, e outros 10%, ônibus. Os torcedores chegarão mais rápido, e sem transtornos, à arena.

 

Portal do Comitê Paulista da Copa 2014

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