Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado tem novo concessionário

Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, espaço deve ampliar oportunidades para o setor de agronegócios e criar empregos

A GL Events Centro de Convenções S.A. venceu o processo licitatório para gestão do Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado com proposta comercial de R$ 201,5 milhões. A nova gestora do espaço deve atrair feiras e negócios para São Paulo e auxiliar a cidade a retomar a liderança entre os principais polos de eventos da América Latina, com mais eventos de grande porte, aumentar a criação de empregos e oportunidades para o segmento de agronegócios.

"Quero destacar a transparência como foi feita esta concessão que assegura para o Estado de São Paulo uma receita maior de investimentos. Vamos colocar São Paulo novamente como o maior centro de eventos da América Latina que vai gerar novos empregos, mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O setor de agronegócios que é muito importante para o Estado de São Paulo também será beneficiado com as novas modernizações que serão implantadas no espaço", afirma Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, a concessão de uso e exploração da área é de 30 anos. O Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado foi criado há 35 anos e sua área total é de 331 mil m².

Como responsável pela reforma da área, a nova concessionária, deverá ampliar o espaço de exposições e compatibilizar os estacionamentos para o público visitante (uma vaga para cada 50 m² de área construída). O contrato de concessão prevê ainda o aumento da área e requalificação do uso com a modernização dos espaços e da vocação para a realização das feiras agropecuárias.

Uma das preocupações durante a elaboração do projeto de concessão foi a necessidade de dar destinação adequada ao espaço, buscando melhor utilizá-lo, visando o desenvolvimento social e econômico da região.

O estudo de referência da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo considerou como obrigação da companhia, além da reforma e modernização dos espaços existentes, a construção de um novo pavilhão com mais de 50 mil m², outras edificações complementares e um centro de convenções com no mínimo 10 mil m².

A legislação prevê que metade do valor da outorga será destinada para compensar impactos do empreendimento, além das reservas previstas para compensação ambiental e viária.