Planejamento financeiro-orçamentário

Cepam realiza curso, em 5 e 6 de fevereiro, com enfoque no PPA, LOA e LDO

Estão abertas as inscrições para o curso de Planejamento Financeiro-Orçamentário: LDO, PPA, LOA. Voltado para gestores municipais, contadores, técnicos e servidores das áreas contábil e orçamentário-financeira, terá duração total de 16 horas-aula, divididas em dois dias, 5 e 6 de fevereiro.

O objetivo é identificar os pressupostos básicos da orçamentação pública e a uniformização dos dados estruturados no planejamento e na execução das ações governamentais, conforme estabelecido nos pilares básicos da legislação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o presidente do Cepam, Lobbe Neto, “para que todas as ações do plano de governo sejam colocadas em prática, é necessário inseri-las nas peças orçamentárias e nos planos setoriais, montando um bom planejamento”.

Os técnicos do Cepam Luiz Antônio da Silva e José Eduardo Pavan ministrarão o curso. No conteúdo, estão o conceito, a abrangência, os prazos e o processo legislativo do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Outro tópico abordado será a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O curso acontece das 9h às 17h, na sede do Cepam, localizada na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

O valor do investimento é de R$ 350 e assinantes Cepam pagam R$ 280. Em caso de devolução, somente será efetivada quando solicitada até 24 horas antes da data de início do curso.

Inscrições pela Internet, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br). Informações em escolacepam@sp.gov.br ou pelo telefone 11 3811-0415.

Sobre o Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que apoia os municípios na gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cepam