Durante as festas de final de ano não haverá interdições e os motoristas terão à disposição plena capacidade viária para evitar transtornos
A Nova Tamoios Planalto será liberada ao tráfego com todos os seus 49 km de extensão duplicados, na próxima quinta-feira, 19, possibilitando que os motoristas tenham à sua disposição plena capacidade viária. Durante os feriados do período natalino e do ano novo não haverá nenhum tipo de interdição, para que se evite qualquer tipo de transtorno para o usuário.
"O volume de veículos na Tamoios, que normalmente é de 14 mil por dia, mais que dobra, a projeção é de 30 mil veículos [durante as festas de fim de ano]. As pessoas irão andar em uma estrada inteira duplicada", disse Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Estado de Logística e Transportes, em relação ao último trecho de 1,5 km da rodovia que ainda está sendo finalizado.
Na região da serrinha (do km 26 ao km 28), última parte em fase de conclusão, as obras serão retomadas no início de janeiro. "Esse trecho necessitaria de uma semana de obras, porque há necessidade de remoção de um desnível, o que seria feito em sete dias. Para evitar problemas optamos por paralisar as obras no dia 19 [de dezembro], que retornam no dia 7 de janeiro", afirmou Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).
Os motoristas terão, durante o período das festas de fim de ano, quatro pistas para o tráfego. "A pista antiga e a pista nova são paralelas, quem sobe [sentido São José dos Campos] vem pela pista antiga e quem descer nesse trecho de 1,5 km [sentido Caraguatatuba] usa a nova", disse Saulo.
A decisão em suspender as obras na pista durante o período de festas, mas disponibilizando todo o trecho Planalto duplicado, permitirá que os motoristas e usuários possam desfrutar de plena capacidade viária nesse período de tráfego intenso, tanto na ida quanto na volta do litoral.
"Tudo será feito mantendo-se a segurança da pista para o motorista, assim como é feito com a obra em andamento, como acontece atualmente", afirmou Laurence sobre as obras do trecho na região da serrinha. Obras em acessos, de acabamento e drenagem terão continuidade durante o período.
Do Portal do Governo do Estado