Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e USP firmam acordo de cooperação técnica e científica

Parceria vai promover inovação por meio de treinamento de servidores e estimular ações de desenvolvimento em conjunto com as fundações Cepam, Seade e Fundap

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SPDR) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram nesta segunda-feira, 14 de outubro, convênio de cooperação técnica e científica com objetivo de realizar cursos de formação profissional com o uso de ferramentas que estimulem a inovação como o design thinking. Esta nova prática engloba a forma de pensar, os métodos e processos para solucionar problemas, ligados à aquisição de informações e análise de conhecimento.

Com duração de dois anos, o projeto, além da Secretaria de Planejamento e USP, tem participação da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) que contarão com um comitê gestor para representá-las. “A parceria acontece num momento muito importante e com foco na inovação e na melhoria da gestão. Este acordo não implica em transferência de recursos entre os órgãos participantes”, diz o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini.

O plano de trabalho tem cinco dimensões. Na cultura da inovação haverá eventos presenciais com transmissão pela internet. Para a capacitação da inovação estão previstas 300 horas por ano de cursos com técnicas de resolução de problemas complexos e modelagem de serviços e políticas públicas. O projeto prevê a formação anual de cerca de 100 servidores estaduais. Na área de prospecção para inovação serão realizados estudos e pesquisas cujos resultados estarão disponibilizados no ano que vem, e em 2015, em 12 publicações.

Entre os projetos de inovação consta o conceito, planejamento e instalação do Laboratório de Inovação em Governo nas dependências da Fundap. O espaço contará com toda estrutura para elaborar dinâmicas e técnicas para análises de casos. Além disso, no laboratório haverá oficinas para resolução de demandas e o programa oferecerá ainda apoio para maturação de projetos.

Na área de governança será publicado um estudo completo de métricas e técnicas adequadas para avaliar a inovação organizacional. A fim de estimular a inovação na gestão do Estado de São Paulo será formada e estruturada uma rede de colaboradores.

Com base na experiência das cinco dimensões no plano de trabalho, serão reunidas e avaliadas recomendações para estruturação de uma política moderna na administração pública.