Um grupo de representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014 esteve neste sábado (26) em São Paulo para acompanhar o andamento das obras da arena de Itaquera, na zona leste da capital. Foi a primeira visita desta equipe a São Paulo. Na comitiva, especialistas em estádios, competições, hospitalidade, Tecnologia da Informação, segurança, mídia, marketing e transportes. A vistoria teve como objetivo dar continuidade ao planejamento da operação do estádio durante os jogos da Copa, em que são necessárias áreas especificas para abrigar a imprensa, público VIP e parceiros comerciais, entre outros.
O projeto de uso do estádio foi elaborado pelo Comitê Paulista com a consultoria da Arena Estádios, parceira do COL no planejamento da operação em todas as arenas do país. Além de plantas e de um vídeo, São Paulo utilizou uma maquete em 3D (foto) para ilustrar o plano. “As pessoas já conhecem o projeto do Corinthians, mas não entendem como as áreas funcionarão durante a Copa", afirma Raquel Verdenacci, secretária-executiva do Comitê Paulista.
O masterplan, como é chamado esse trabalho, traz também os acessos ao estádio a serem utilizados pelos torcedores. Mais de 80% do público deve chegar ao estádio por meio de transporte de massa, especialmente trem e metrô. A Arena de São Paulo está localizada a menos de 800 metros de duas estações: Corinthians-Itaquera (trem e metro) e Artur Alvim (metrô). Junto à estação Corinthians-Itaquera há também um terminal de ônibus urbano.
A comitiva foi recebida em São Paulo pelo secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Fernandes; pelo secretário especial de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves; pela secretária-executiva do Comitê Paulista, Raquel Verdenacci; e pelos engenheiros da Odebrecht Antonio Gavioli e Frederico Barbosa.
Obras
A obra de construção do estádio do Sport Clube Corinthians Paulista está 18% concluída. Iniciada em 30 de maio deste ano, já passou por estágios importantes como o início do segundo turno de trabalho e a aberturas da fábrica de pré-moldados no canteiro. A fábrica produzirá as peças que compõem os apoios dos degraus das arquibancadas, agilizando o trabalho.
Cerca de 68% da terraplanagem já foi executada, 1.811 estacas foram cravadas, 30 pilares foram instalados e 314 blocos de concreto foram executados. A obra já conta com mais de 700 trabalhadores, número que deverá chegar a 2.000 no pico, em meados do segundo semestre de 2012. A previsão da construtora é concluir o estádio em dezembro de 2013.
Colaborou Assessoria de Imprensa da Odebrecht