Seade: revista discute desenvolvimento
São Paulo em Perspectiva, a revista da Fundação Seade, lança o volume 20, número 3. Esta edição traz um conjunto de artigos que discutem o tema "desenvolvimento" a partir de distintos pontos de vista e de diferentes referenciais teórico-metodológicos que contribuem para manter o debate plural.

Os textos apresentam sugestões acerca do papel que deve ser exercido pelo Estado Nacional, na estruturação de um novo ciclo de crescimento econômico que possibilite a inclusão social sem perder de vista a competitividade econômica internacional das empresas.

Alguns autores propõem a ampliação das reformas liberalizantes como caminho para a superação do marasmo no qual o país mergulhou nas últimas décadas. Outros afirmam que, em países em desenvolvimento, as "forças de mercado" não estão suficientemente estruturadas para os conduzirem ao estágio de desenvolvimento sem o apoio estruturante do Estado Nacional.

Dos dez trabalhos que compõem este número, sete tratam especificamente do tema Desenvolvimento Nacional, um discute a questão na escala estadual, ao abordar a concentração regional da ciência e da tecnologia no Brasil, outro analisa a participação popular na elaboração do orçamento municipal de São Paulo e o último debate sobre o futuro da Região Metropolitana de Campinas, a partir da ampliação do aeroporto de Viracopos.

Consulte no site da Fundação Seade [http://www.seade.gov.br] a revista São Paulo em Perspectiva volume 20, número 3.

Fonte: Fundação Seade