SP prevê investir R$ 25,7 bilhões em infra-estrutura
São Paulo programou investimentos superiores a R$ 25,7 bilhões em recursos até 2010 em projetos de infra-estrutura considerados essenciais para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Estado. Os detalhes dos investimentos foram um dos pontos apresentados no ciclo de debates do seminário "Desafios e perspectivas da infra-estrutura no Estado de São Paulo", promovido pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura em um hotel da zona Sul da Capital.

Mais de 60% do montante acima será aplicado em projetos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Com os recursos, o governo paulista busca reduzir em 25% o tempo médio de viagem no sistema metroferroviário metropolitano, revitalizar trens da linha F, adquirir 17 novos trens para o Metrô e outras 40 composições para a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].

Outra cartada da pasta será transformar mais da metade das linhas da CPTM em metrô de superfície. Ao passageiro, o modelo significa mais conforto em trens com ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, entre outros itens. No pacote, estão inclusos também a inauguração de mais cinco estações: Grajaú e Interlagos, na Linha C; e USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano, na Linha F.

No pacote do Governo do Estado, mais R$ 3,6 bilhões estão previstos para as obras do trecho Sul do Rodoanel, que deve reduzir em 37% o volume de caminhões na avenida dos Bandeirantes, 43% na Marginal Pinheiros e 31% o tráfego de veículos pesados entre as avenida Cupecê e vereador João de Luca.

Mas não é só. Para assegurar a continuidade no abastecimento de água com qualidade, a Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] vai dobrar sua capacidade de investimento. O orçamento pulará de R$ 3,84 bilhões para R$ 5,87 bilhões até 2010. Com mais recursos, a empresa pretende ampliar os serviços de coleta de esgoto a mais 2,3 milhões de pessoas, o mesmo que uma cidade como Fortaleza ou Brasília. Desta forma, o índice passará de 78% para 84%, incluindo mais 792 mil ligações nos próximos quatro anos.

A meta é tratar o esgoto de mais 17 milhões de pessoas, aumentando para 82% o percentual de tratamento dos esgotos coletados. Isso significa dar um destino apropriado aos esgotos de uma população equivalente à do Chile.

Há, ainda, recursos na ordem de R$ 1,6 bilhão previstos para programas como o Pró-Vicinais, que prevê a recuperação das estradas do interior paulista em mais de 450 cidades, beneficiando diretamente 20 milhões de habitantes; investimentos para aumentar a capacidade do Porto de São Sebastião, entre outros, como o Expresso Aeroporto e o prolongamento da avenida Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes.

Seminário

Os valores integram uma série de apresentações sobre os principais projetos de infra-estrutura em andamento no Estado. "O evento tem como característica reunir ao mesmo tempo secretários de Estado e lideranças empresariais. É um diagnóstico para promover um cronograma de ações", observa o presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura, Paulo Godoy.

Na segunda-feira [12/11] os secretários de Planejamento, Francisco Vidal Luna, da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, dos Transportes, Mauro Arce, e de Transportes Metropolitanos, José Luis Portella, participaram dos debates. Na terça-feira foi a vez da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, e do secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, debaterem os projetos estratégicos em setores de alta tecnologia e preservação ambiental.

Segundo a organização do evento, todos os participantes receberam um material com informações minuciosas que permitirá um diagnóstico sobre os assuntos abordados em cada um dos painéis do seminário.

Cleber Mata