Serra descentraliza governo e dá mais autonomia a secretarias
O governador José Serra [PSDB] vai descentralizar a administração e incentivar a aproximação entre secretarias estaduais e municípios. Ele pretende criar pastas mais autônomas em modelo que deve dinamizar a relação das prefeituras como o governo o Estado.

Segundo informações do chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, Serra pretende dar mais autonomia aos secretários e mudar a estrutura hoje estabelecida em que os prefeitos vão diretamente ao Palácio dos Bandeirantes para fazer pedidos de recursos para programas, projetos e obras. A maioria passa horas, até dias esperando audiência para depois ser encaminhados as secretarias competentes.

"O palácio é local de decisão e não pode ser a única porta de entrada dos prefeitos no governo. O Serra gostaria muito que os secretários tivessem mais autonomia no processo de atendimento aos prefeitos, utilizando os recursos que têm em seus orçamentos", afirma o secretário.

Aloysio diz que Serra tem a "fama injusta de ser centralizador". "Ele cobra e dirige, mas não centraliza", diz.

O secretário ressalta que os deputados estaduais continuam tendo papel fundamental no processo de relacionamento entre municípios e estado. "Os deputados têm o importante papel de defender os interesses das regiões pelas quais foram eleitos", afirma.

Jornal Bom Dia - São José do Rio Preto