Comemoração de 45 anos de atividades

Criado em 1967, como parte da extinta Secretaria do Interior, é hoje uma fundação, ligada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, que apoia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas..

Para o atual presidente, Lobbe Neto, “é imensa a satisfação de fazer parte da história e das comemorações dos 45 anos desta Instituição de renome, cujos serviços são muito utilizados pelos municípios”.

“Quero cumprimentar todos os funcionários, colaboradores e parceiros, que contribuem para seu prestígio. É com orgulho que me sinto parte da equipe”, ressaltou.

“Com ações de apoio à gestão pública, utilizando os conhecimentos profissionais, as competências técnicas e os anos de trabalho historicamente reconhecidos na área de Administração Pública municipal, estamos colaborando para fortalecer os municípios paulistas, e com o crescimento econômico e social de todo o nosso estado”. afirmou Lobbe Neto.

Conforme aprovado em estatuto, a fundação tem como órgão superior, normativo e de controle, o Conselho de Administração, que é composto por sete membros, dentre eles o presidente do Cepam, e é presidido pelo secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

“Acredito que ninguém completa 45 anos se não tiver seriedade e fizer um bom trabalho”, disse o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, que é o membro representante dos municípios no conselho.

Para ele, “o Cepam qualifica, orienta e cria mecanismos para que os gestores possam prestar um serviço da melhor qualidade, tanto na saúde, quanto na educação, cultura e nos esportes, e essa qualificação é essencial”.

Também conselheiro, o diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Geraldo Biasoto Junior, acredita que “o papel do Cepam é muito importante para o Brasil, pois, além de dar suporte aos municípios para que tenham administração competente, trouxe à tona os cuidados com a política social, que estava muito esquecida”.

 “Os resultados são muito positivos. A Instituição dá condições de estrutura para o município em diversas áreas, como, por exemplo, na transição de governo e, mais recentemente, na questão dos resíduos sólidos. É um suporte muito importante.”

“Tenho uma relação muito antiga com a Instituição, porque fui consultora em 1986 e 1987. É uma entidade muito relevante para apoio aos municípios e na assistência técnica”, contou a diretora executiva da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Maria Helena Guimarães de Castro.

Para ela, que também é membro do Conselho de Administração, “o serviço desenvolvido é importante, pois oferece subsídios, melhores condições de trabalho e atuação para os municípios. Por isso, os resultados têm sido sempre positivos e a tendência é seguir assim”.

Ainda fazem parte do Conselho de Administração, como profissional de notório saber jurídico, Orlando de Assis Baptista Neto, e como representante da Casa Civil, Rubens Emil Cury.

Há 35 anos no Cepam, a advogada e técnica de Assistência Jurídica, Marisa Becker Bispo, conta que prestou o primeiro concurso realizado na época e foi contratada em 1976.

“Gosto muito do que faço e a experiência é sempre nova, seja pelas atualizações da legislação, seja pelas inovações na gestão pública.”

Especialista na área de Licitações e Contratos, Marisa destaca: “Quando vamos aos municípios para ministrar cursos, capacitações, fico muito feliz em ver como são importantes as informações e orientações oferecidas. Enfim, esse é o nosso trabalho, o que me estimula a crescer cada vez mais”.

 “É como um laboratório de pesquisas, pois aprendemos com as dúvidas e questões trazidas por aqueles que buscam o Cepam: os municípios”, finaliza a técnica.

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