Unidade do Detran.SP em Osasco recebe visita técnica

A secretária-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Cibele Franzese, visitou nesta sexta-feira, 10 de maio, a unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em Osasco, na Região Metropolitana. A visita ocorreu às 9h30 e teve a presença do secretário-adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto, e do diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

A nova Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) funciona dentro do Poupatempo, no Shopping União de Osasco. Entre as novidades, o local oferece prova teórica eletrônica e horário ampliado de atendimento (de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h).

Além disso, os cidadãos contam com atendimento por meio de senha, orientadores para dar apoio, condições de acessibilidade, computadores para acesso gratuito aos serviços eletrônicos, sistema que permite avaliar o serviço prestado e pagamento de algumas taxas com cartão de débito. No local, também é oferecido exame médico para os processos de habilitação.

Durante a visita, as autoridades acompanharam a prestação de serviços na unidade, que funciona sob o novo padrão desde 25 de fevereiro. Por dia, a Ciretran de Osasco tem capacidade para realizar 2.500 atendimentos.

NOVAS UNIDADES – Osasco está entre os 15 postos do Detran.SP que funcionam sob o novo padrão. São eles: Aricanduva e Interlagos (Capital); Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, Cajamar, Suzano, Ribeirão Pires e Itaquaquecetuba (Grande SP); além de Americana, Aparecida, Limeira, Miracatu, Indaiatuba e Jales (Interior).

Todas as unidades têm aprovação, por parte dos usuários, acima de 90%. Gradativamente, o novo modelo de atendimento será levado para outros locais do Estado. Até 2014, serão aproximadamente 90 novos postos.

PROVA ELETRÔNICA – A nova Ciretran de Osasco oferece a prova teórica para 1ª habilitação no formato eletrônico, a exemplo dos postos de Limeira, Cajamar, Indaiatuba, Miracatu, Suzano, Guarulhos, Interlagos e Aricanduva.

Em substituição ao caderno de questões em papel e ao gabarito utilizados para aplicação do exame, o candidato faz a prova no computador e recebe os resultados logo ao fim do teste.

Mais segura, a prova eletrônica tem 30 questões, selecionadas de maneira automática e aleatória para cada candidato, que deve respondê-las em 40 minutos. Será aprovado quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% (21 acertos).

SERVIÇOS ELETRÔNICOS – No portal www.detran.sp.gov.br , o cidadão pode fazer 19 serviços eletrônicos, sem precisar ir pessoalmente a um posto de atendimento. Para utilizar os serviços online, basta se cadastrar no campo disponível no lado direito da página inicial do portal e, depois, preencher o número de CPF e a senha (necessários para fazer login no site).

Pela internet, é possível solicitar documentos como a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação e a CNH Definitiva, verificar os pontos na carteira e as multas dos veículos, entre outras facilidades.

No site do Detran.SP, os usuários também encontram um passo a passo, com orientações para cada serviço eletrônico ou presencial, incluindo valores de taxas e listas dos bancos credenciados para receber os pagamentos, além da relação de médicos, psicólogos e autoescolas.