53º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento - CONSEPLAN

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo é a anfitriã do 53º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento – CONSEPLAN. Este fórum tem como tema principal as Parcerias Público-Privadas (PPP), que objetivam auxiliar os governos na melhoria dos serviços prestados à população.

Os trabalhos técnicos de hoje,  no Novotel – Morumbi, encerraram o evento. O primeiro painel teve como tema “Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais  - INDE” e palestram Esther Bermeguy Albuquerque – Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e Presidente do CONCAR, que destacou que é fundamental a utilização da Agenda de Desenvolvimento Territorial, para a construção de um mapeamento estratégico que apoie uma agenda convergente e crie uma fonte de discussão e cooperação federativa, para o mapeamento em cada estado das estratégias de desenvolvimento em curso e do conjunto de intervenções estruturantes públicos e privados e para a análise do potencial de cooperação a partir de identificação de convergências.

Em seguida, Wadih João Scandar Neto – Diretor de Geociências do IBGE, abordou em sua explanação o programa on-line do INDE e a importância de uma ferramenta que consiga juntar e disponibilizar visualmente dados estratégicos. Tornando-se um repositório organizado de uma série de informações geoespaciais reunidas e facilmente acessada para qualquer pessoa.

Melissa Godoy e Alexandre Ciuffa dividiram a fala sobre o tema Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado. Eles ressaltaram a importância do Instituto, que remonta o ano de 1886, em promover o conhecimento do território paulista por meio da cartografia de detalhes e precisão.

O último painel, Rede Nacional de Planejamento e Orçamento – RENOP  Agenda  2013, conduzido por Eliomar Rios - Secretário-Adjunto da SOF - Secretaria de Orçamento Federal. Foi uma breve apresentação das ações da RENOP e sua ideia de integrar ações de orçamento e finanças, especialmente destacando o Confaz – Conselho dos Secretário Estaduais de Fazenda. Falou sobre a minuta de portaria que dará suporte legal à Rede, como a agenda de trabalho está sendo conduzida e como será a atuação dos grupos de trabalho no 1º semestre de 2013.