Cidades candidatas a CTS reúnem-se com Governo do Estado

Representantes de cidades paulistas se reuniram nesta sexta-feira (22) com o Governo do Estado para tratar dos preparativos para a Copa do Mundo da FIFATM. Ao todo, 22 cidades abrigam as 26 candidaturas aprovadas em São Paulo, pelo Comitê Organizador Local (COL), dos Centros de Treinamento de Seleção (CTS), locais que podem receber as equipes nacionais para a preparação e durante a competição no ano que vem. Além delas, outras cidades interessadas em apresentar candidaturas conheceram mais detalhes das exigências do COL e da FIFA e tiraram dúvidas sobre a adequação de seus projetos.

“Temos uma parceria muito grande com os municípios nesse projeto. Todo esforço para trazer uma seleção para São Paulo terá nosso apoio”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e coordenador do Comitê Paulista, Julio Semeghini. O Estado concentra 37% dos 70 CTS já aprovados pelo COL em todo o País. Além do suporte oferecido aos municípios desde o início do processo, o Governo do Estado garante também incentivo aos investimentos por meio de uma linha de financiamento exclusiva e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A Lei possibilita às empresas destinarem parte do ICMS devido a projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. De acordo com o secretário José Auricchio Junior, serão anunciados em breve os primeiros projetos contemplados em 2013. O investimento deve ser feito em equipamentos públicos.

Já a Linha Investimento Esportivo 2014, da Desenvolve SP, pode ser utilizada tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. Segundo Julio Themes Neto, diretor de Crédito e Fomento, a linha oferece financiamento com as taxas de juros mais baixas do mercado – de 2% ao ano, corrigidas pelo IPC/FIPE – e quitação em até 120 meses.

Preparação

Para as cidades que já estão no catálogo oficial do COL/FIFA, o desafio é convencer uma seleção de que são a melhor opção. Várias delegações já tem visitado o País para mapear os equipamentos disponíveis – São Paulo recebeu visitas de 16 delas.

Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista, apontou itens que devem ser observados pelos municípios nessas ocasiões, como: pontualidade; deixar salas destrancadas; avisar sobre melhorias previstas, ainda que pareçam pequenas; fornecer material informativo em inglês ou na língua do país visitante; ter um especialista em gramado acompanhando a vistoria; evitar equipes muito grandes.

Já aos municípios que pretendem se inscrever no processo, em data a ser anunciada pelo COL, a dica é ficar atento: como esta é a última chance de entrar no catálogo oficial, não há espaço para erros. Projetos de construção ou reforma, por exemplo, devem ter todas as garantias de que serão concluídos a tempo. Nesta sexta, 14 cidades interessadas em se candidatar como CTS estiveram no Palácio dos Bandeirantes para conhecer mais detalhes sobre o processo de avaliação das candidaturas.

A escolha do CTS é de cada seleção, feita a partir do catálogo do COL/FIFA. As equipes anunciarão suas opções após a classificação e o sorteio final, em 6 de dezembro.

O evento contou com a participação de André Bello, coordenador de Competições e Serviços às Equipes do COL, e Jayme da Cunha, do FIFA Accomodation Office.

 Assessoria de Imprensa do Comitê Paulista

×

Menu SPOG