O Governo do Estado e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinaram nesta sexta-feira, 15, um financiamento de R$ 1,35 bilhão para ser investido no Projeto Tietê. Na cerimônia de assinatura estiveram o governador Geraldo Alckmin, o presidente do banco, Luciano Coutinho, o secretário de Saneamento, Edson Giriboni e a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.
"Este recurso vem em boa hora para o Projeto Tietê 3, uma obra importante de coleta e tratamento de esgoto", disse o governador Geraldo Alckmin. O investimento será aplicado pela Sabesp e beneficiará, além da capital paulista, outros 27 municípios da Grande São Paulo.
O investimento vai ajudar a despoluir os principais rios e córregos da Região Metropolitana, como o Pinheiros e o Tamanduateí, e em especial o Tietê, que recebe a água dos demais. Nesta fase, a previsão é de que o Projeto gere mais de 19 mil empregos.
Em seu discurso, Alckmin também destacou o retrocesso da mancha de poluição e a dificuldade em despoluir o Tietê, já que é um rio de cabeceira de difícil diluição da sujeira. O governador ressaltou também que o alto investimento não seria eficaz caso não existissem programas como o Se Liga na Rede, que interliga imóveis de famílias de baixa renda à rede de esgoto.
Do Portal do Governo do Estado