O lançamento da primeira viga de concreto da nova ponte em construção no km 51,75 da Rodovia Nova Tamoios Planalto, nesta quinta, 21, marca o avanço das obras de duplicação da estrada que leva ao litoral norte de São Paulo. Com 40 metros de comprimento, a peça faz parte da estrutura da obra de arte especial que terá 204 metros de extensão e duas faixas de rolamento.
O governador Geraldo Alckmin esteve em Paraibuna e acompanhou a implantação da viga. Ele avaliou que a obra está caminhando bem e que vai ajudar a evitar acidentes. "Essa é uma obra estruturante para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, ligando o Vale do Paraíba, o Planalto e o litoral norte de São Paulo", destacou Alckmin.
A nova ponte sobrepõe um dos braços do Reservatório de Paraibuna. Quando concluída, será utilizada pelos veículos que trafegam no sentido São José dos Campos, enquanto a ponte já existente será mantida para o tráfego no sentido Caraguatatuba.
Nova etapa
A partir deste mês, as obras da Tamoios no trecho de Planalto entraram num ritmo mais intenso, com ampliação de intervenções na pista em toda a sua extensão. A frota de caminhões em operação passou de 300 para 840, e o volume de desmonte de rochas será maior. Dois mil operários trabalham na duplicação da Tamoios.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), que gerencia o empreendimento, estuda liberar trechos duplicados para o tráfego ainda neste semestre. Até o momento, dos 48,98 quilômetros de extensão do trecho, 39,8 quilômetros passam por terraplenagem e cinco quilômetros já foram pavimentados.
Do Portal do Governo do Estado