Alckmin assina decreto que endurece fiscalização da Lei Seca em São Paulo

Visando a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool e drogas, o Governo do Estado lança nesta sexta-feira, 8, o programa "Direção Segura". A ação integrada entre oito secretarias será ratificada em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, quando o governador Geraldo Alckmin assinará o decreto.

Além do bafômetro para identificar a presença de álcool, a operação fará testes para detectar entorpecentes nos condutores. Em poucos minutos, o equipamento sinaliza, por meio da saliva, se há presença de maconha e cocaína no organismo. Nesses casos, também vale a regra da "tolerância zero", com multa e possível prisão.

A operação, que antes era realizada exclusivamente pela Polícia Militar, passará a contar agora com diferentes órgãos, que devem agilizar as providências necessárias durante as abordagens. Em acordo com a nova Lei Seca, a operação contará com câmeras para registrar imagens que poderão ser utilizadas como prova, quando o motorista se negue a realizar os testes.

 

Do Portal do Governo do Estado

×

Menu SPOG