FIFA e COL aprovam investimentos do Governo de São Paulo em mobilidade

O secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke experimentou e aprovou o Expresso da Copa. Na manhã desta quarta-feira, 28/11, o secretário de Planejamento e coordenador do Comitê Paulista da Copa, Julio Semeghini, apresentou à comitiva da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) o sistema de transporte metropolitano de São Paulo. Eles percorreram em um trem da CPTM o trajeto da Estação da Luz até a estação Corinthians - Itaquera, ao lado da Arena de São Paulo, local onde acontecerá a abertura da Copa do Mundo de 2014 e outras cinco partidas. Semeghini representou o governador Geraldo Alckmin.

Durante o mundial de futebol, o torcedor contará com o serviço de trens na Linha 11 – Coral, entre o centro e a zona leste, sem paradas, o Expresso da Copa.

“Experimentamos um dos projetos de mobilidade e chegamos aqui em 19 minutos apenas. Tem trem a cada dois minutos. É exatamente isso que nós precisamos para que o jogo de abertura tenha êxito e todos os outros jogos da Copa do Mundo”, afirmou Valcke em pronunciamento para a imprensa na Arena de São Paulo. “É um grande projeto que estará pronto no tempo certo. Ele cumpre todos os requisitos da FIFA e por isso eu quero parabenizar São Paulo”.

Com os investimentos na compra de novos trens e na modernização da linha férrea, a Linha Vermelha do Metrô e a Linha 11 – Coral da CPTM poderão diminuir o tempo de intervalo entre os trens e aumentar a capacidade de transporte para mais de 100 mil passageiros/hora/sentido.

Jérôme Valcke e Julio Semeghini percorreram o trajeto até o estádio acompanhados dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto; do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; e do secretário especial de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu.

Ronaldo, que hoje é membro do conselho do Comitê Organizador Local (COL) e encerrou sua carreira esportiva jogando no Corinthians, falou do legado da Copa do Mundo para São Paulo. “A Copa do Mundo, com os investimentos em obras de acessibilidade, urbana e de transporte, vai melhorar muito o bairro de Itaquera e a zona leste em geral”.

As obras do Complexo Viário de Itaquera já são uma realidade. Iniciadas pelo governador Geraldo Alckmin em setembro deste ano, elas prevêem a construção de duas novas avenidas – uma entre a Avenida Itaquera e a Nova Radial; e outra avenida fazendo sua interligação com a Avenida Miguel Inácio Curi – uma passagem em desnível na Radial Leste em frente às estações do Metrô e da CPTM e a adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado.

Ao todo serão investidos R$ 478,2 milhões, sendo R$ 345,9 milhões do Governo do Estado e R$ 132,3 milhões da Prefeitura de São Paulo. A construção de novas alças de ligação no cruzamento da Avenida Jacú-Pêssego com a Nova Radial e a implantação de passarela de pedestres interligando o norte e sul de Itaquera também fazem parte do pacote de obras na região e estão em processo de licitação.

“Esse é um projeto de legado para integrar melhor a zona leste ao resto da cidade”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento e coordenador do Comitê Paulista da Copa, Julio Semeghini. Ele ressaltou os investimentos fundamentais do Governo do Estado no Polo Institucional de Itaquera. O local, onde também está a Arena de São Paulo, já recebeu uma Fatec e no ano que vem ganhará a Etec Itaquera II.

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