Legislativo e Seade lançam primeiros resultados do IPRS

A Fundação Seade e o Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo disponibilizam os primeiros resultados da sexta edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS, com dados de 2008.

Em 2000, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo solicitou à Fundação Seade a construção de indicadores que expressassem o grau de desenvolvimento social e econômico dos municípios paulistas. Com esse objetivo, foi criado o Índice Paulista de Responsabilidade Social, que se consolida a cada nova edição como ferramenta para identificação do perfil dos municípios paulistas, projetando, ainda, a visão da região administrativa onde estão inseridos e sua posição em relação ao desempenho médio do Estado. Tal indicador acompanha o paradigma do desenvolvimento humano, que considera necessário levar em conta as condições de longevidade e escolaridade da população, associadas à situação da renda.

O IPRS é composto de três dimensões: riqueza, escolaridade e longevidade e que sinalizam a evolução das condições de vida dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

A metodologia do IPRS permite:

ordenar os resultados em um ranking conforme cada uma das dimensões;
resumir, por meio de tratamento estatístico, as três dimensões em um único indicador, o IPRS;
organizar os municípios em cinco grupos, de acordo com os indicadores sociais [educação e longevidade] e econômico [riqueza];
comparar o resultado de um determinado município com o da sua região administrativa;
comparar o resultado de cada município com a média do Estado.
Nessa edição, constata-se que a dimensão riqueza municipal mantém-se concentrada nos históricos eixos de desenvolvimento do Estado ¿ no entorno da Região Metropolitana de São Paulo e ao longo das Rodovias Anhanguera e Presidente Dutra. Nas regiões que abrigam municípios com nível de riqueza alto, não ocorreram mudanças significativas, isto é, não tem havido desconcentração da riqueza para outros municípios.

Os níveis de longevidade e escolaridade considerados deficientes pelo IPRS, no cenário de desenvolvimento humano municipal para 2000, já foram superados por 579 municípios. Porém, 66 localidades ainda não conseguiram atingir os níveis satisfatórios estabelecidos para essas dimensões naquele ano. Ao longo da década, a quase a totalidade dos 645 municípios do Estado avançou substantivamente nas dimensões sociais, com aumento da longevidade e escolaridade da população ali residente.

Em âmbito municipal, os três melhores resultados na dimensão escolaridade correspondem a São Caetano do Sul, Holambra e Poloni [os mesmos da edição anterior do IPRS]. No indicador de riqueza sobressaem São Sebastião, Barueri e Bertioga e, em longevidade, Nova Canaã Paulista, Parisi e Nova Castilho.

Consulte aqui a íntegra dos resultados do Índice Paulista de Responsabilidade Social.