Cepam orienta gestores públicos a lidar com situações de risco
Desde o início do ano, os municípios paulistas têm sofrido com a quantidade de chuvas acima do normal. Para orientar os gestores municipais a lidar com esses momentos de crise, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal [Cepam] realiza encontros para demonstrar como ferramentas de geoprocessamento podem ser utilizadas na previsão e no monitoramento de situações de risco. O primeiro evento deste ano acontecerá no dia 17 de março, em São Paulo.

"O excesso de chuvas, nos primeiros meses deste ano, afetaram diversos municípios do Estado, como Cunha e São Luiz do Paraitinga. Dados da Defesa Civil demonstravam que, no final de fevereiro, cerca de 150 cidades continuavam em situação de risco", exemplifica a coordenadora da Escola Cepam de Gestão Municipal, Zenaide Sachet.

Serão expostas diversas ferramentas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, para monitoramento de território. "Vamos mostrar o que são, como utilizá-las e onde encontrá-las," explica a geógrafa e técnica do Núcleo de Sistema de Informações Geográficas [SIG] do Cepam, Josefina De Leo Ballanotti.

"O geoprocessamento começa com a base cartográfica. Por isso, a importância do Plano Cartográfico, com mapas detalhados, de precisão, com dados atualizados para todos os municípios do Estado de São Paulo", esclarece o diretor do Instituto Geográfico e Cartográfico [IGC], Celso Donizetti Talamoni, palestrante no encontro.

O trabalho da Defesa Civil do Estado de São Paulo e a criação das defesas civis municipais é o tema que será apresentado pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Massao Kita, que também vai levar um relato das experiências das situações emergenciais no Jardim Romano, em São Paulo, e nas cidades de São Luiz do Paraitinga e Cunha.

A utilização dos dados meteorológicos, de geotecnologias e do Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais [Sismaden] do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe] será abordada pelo tecnologista sênior em Processamento de Imagem, Laércio Massaru Namikawa.

Ainda no programa, os pesquisadores e geólogos do IGC, Márcia Maria Nogueira Pressinotti e Cláudio José Ferreira discutem o mapeamento de risco: métodos e geotecnologias para a gestão de desastres naturais.

Serviço

Previsão e Monitoramento de Situações de Risco - Como as Ferramentas de Geoprocessamento Podem Ajudar os Municípios
Data: 17 de março, das 9 às 17 horas
Local: Auditório da Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam - Avenida Prof Lineu Prestes, 913 - Cidade Universitária - São Paulo - SP