Secretário visita Sorocaba e garante investimentos
O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, esteve em Sorocaba no último sábado [25], onde visitou obras realizadas por meio de convênios entre a prefeitura e o Estado e participou de um encontro com prefeitos da região.

O secretário passou por ruas recapeadas com recursos estaduais, como a Atanazio Soares. O investimento em recapeamento de ruas da cidade foi de R$ 3 milhões. O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, mostrou ao secretário a área onde serão instalados o Parque Tecnológico e a fábrica da Toyota, projetos que irão gerar milhares de empregos na região. Lippi ainda levou o secretário até a Casa do Cidadão, centro de serviços do município semelhante ao Poupatempo, do Governo do Estado. Luna aproveitou para se vacinar contra a gripe. A vacina é gratuita para pessoas com 60 anos ou mais. A campanha segue em todo o estado até o dia 8 de maio.

No encontro com cerca de 20 prefeitos da região, realizado na Fundação Ubaldino do Amaral, Luna garantiu que os investimentos do Estado previstos para este ano serão mantidos, inclusive aqueles destinados a convênios com as prefeituras. O orçamento estadual prevê R$ 20,6 bilhões em investimentos, o que representa 17% do total. A capacidade de investimentos de São Paulo não será afetada pela crise financeira, segundo o secretário, por conta de fontes alternativas de recursos, como financiamentos e pagamento de outorgas.

Apoio aos municípios

Luna anunciou aos prefeitos que a estrutura dos escritórios regionais da secretaria [Erplans] vem sendo fortalecida para atender melhor aos municípios. "Os Erplans estão disponíveis para apoiar vocês em tudo o que for necessário", afirmou. O secretário informou ainda que o Cepam [Fundação Prefeito Faria Lima], ligado à secretaria de Planejamento, irá oferecer em maio um curso aos administradores municipais para que estes possam conhecer melhor o processo de assinatura de convênios e, assim, ter acesso aos recursos mais rapidamente.

A estimativa da secretaria é formalizar a maior parte dos convênios previstos para 2009 no primeiro semestre, movimentando a economia local e garantindo a permanência de milhares de empregos.