Emplasa lança 1ª publicação das Unidades de Informações Territorializadas
A Emplasa [Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA] lançou, no último dia 06, na Assembleia Legislativa, a primeira publicação das UITs [Unidades de Informações Territorializadas do Município de São Paulo], levantamento de campo que retrata a diversidade urbana da maior cidade do País.

O trabalho associa o mosaico de paisagens do espaço urbano a um banco de dados com informações precisas e detalhadas sobre a realidade socioeconômica, físicoambiental e geográfica. É possível saber, por exemplo, se em determinada unidade existem parques, escolas, estações de metrô e se predominam residências.

As UITs consistem numa ferramenta que retrata a realidade local, condição fundamental para aperfeiçoar o trabalho da Secretaria de Economia e Planejamento junto aos municípios. "O objetivo é instrumentalizar a formulação de políticas públicas", afirma Eloísa Holanda Rolim, Diretora de Planejamento da Emplasa.

As UITs contribuem com as políticas públicas na medida em que permitem identificar:
- Áreas carentes de infraestrutura urbana;
- Áreas com oportunidade de investimentos, na medida em que oferecem o perfil regional e suas tendências de urbanização;
- Áreas com significativa alteração de uso e funções urbanas, fornecendo subsídios ao planejamento.

O trabalho no Município de São Paulo resultou em 299 UITs, organizadas em Centro, Norte, Leste, Sul e Oeste. Este mesmo processo já foi aplicado nas regiões metropolitanas de Campinas e Baixada Santista e nas sub-regiões Sudeste e Grande ABC de São Paulo. Os demais 31 municípios da RMSP estão em desenvolvimento. Os dados podem ser acessados na página da Emplasa: www.emplasa.sp.gov.br.
×

Menu SPOG