Convênios: capacitação tem 90% de adesão dos municípios
Mais de 90% dos municípios de São Paulo participaram da Capacitação para a Formalização de Convênios, treinamento oferecido pela secretaria para evitar erros na documentação necessária para a assinatura dos convênios com o governo do Estado e garantir, assim, que os recursos cheguem com mais agilidade às prefeituras.

No total, foram realizados encontros em 14 regiões do Estado, onde 582 municípios se fizeram representar. O último treinamento foi promovido em São Paulo, no dia 1º de julho, para as regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista. A iniciativa contou com a parceria da CPOS [Companhia Paulista de Obras e Serviços].

Os esclarecimentos são especialmente úteis aos municípios que elegeram novos prefeitos em 2008 e que não estão familiarizados com o processo, embora o site da secretaria disponibilize todas as orientações necessárias. Segundo o engenheiro da CPOS Sérgio Siqueira Hidalgo, que conduziu o treinamento em São Paulo, muitos técnicos nem acessam o site criado para o acompanhamento dos convênios com o Estado. "As prefeituras precisam de mais estrutura interna, de técnicos especializados, principalmente no interior", afirma.

Os treinamentos irão prosseguir no mês de julho, abordando um tema que também gera dúvidas e atrasos: a Prestação de Contas.