Economia paulista mantém trajetória de crescimento
Na passagem do último trimestre de 2010 para o primeiro de 2011, o Produto Interno Bruto a preços de mercado [PIBpm] do Estado de São Paulo cresceu 2,4%, em volume, na série livre dos efeitos sazonais, ritmo acima do brasileiro [1,3%], calculado pelo IBGE.

A demanda interna ainda aquecida explica o crescimento da economia estadual no período.

O comportamento do PIB paulista, nesse trimestre, refletiu o aumento do Valor Adicionado nos três grandes setores de atividade econômica: 4,7% na agropecuária, 3,8% na indústria e 1,4% nos serviços.

Com isso, o VA a preços básicos [VApb] da economia paulista elevou-se em 2,3% e os impostos líquidos de subsídios cresceram 2,1%.
Na comparação do primeiro trimestre de 2011 com igual período do ano anterior, registrou-se expansão de 4,2%, em volume, tanto do PIBpm quanto do VApb.

Entre os setores de atividade, destacaram-se os serviços e a indústria, cujos respectivos VAs aumentaram 4,5% e 3,3%.
Foi de 5,7% a variação acumulada do PIBpm do Estado de São Paulo nos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Nessa perspectiva, a indústria foi o segmento mais dinâmico [seu VA cresceu, em volume, 8,7%], seguida pelos serviços [4,8%]. Já a agropecuária teve seu VA reduzido em 1,4%, em termos reais.

Com isso, a economia paulista mantém a trajetória de crescimento observada nos últimos trimestres, embora com alguma desaceleração.

Conheça aqui os resultados do Produto Interno Bruto paulista para o 1º trimestre de 2011.

Fonte: Fundação Seade