Conselho do Dade aprova primeiros projetos para 2009
O Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias aprovou os primeiros 93 projetos deste ano do Plano Dade [Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias], apresentados por 44 municípios.

Entre as obras a serem realizadas com os recursos do fundo estão construção de pavilhões turísticos, teatros, museus, recuperação de patrimônio ferroviário, reurbanização de centros históricos e orlas marítimas e implantação de parques turísticos.

As prefeituras devem, agora, apresentar a documentação nos respectivos Escritórios Regionais da SEP [Secretaria de Economia e Planejamento] para que os convênios possam ser assinados e a verba, liberada.

O orçamento do Dade para este ano é de R$ 173,3 milhões, valor distribuído às 67 estâncias do estado. A expectativa da secretaria é que as prefeituras apresentem os projetos das obras a serem realizadas e os demais documentos necessários o quanto antes, de modo a viabilizar a assinatura dos convênios e a liberação dos recursos ainda no primeiro semestre.

Em 2008 foram celebrados 150 convênios em todo o estado, num total de R$ 135,6 milhões. Com estes recursos foram feitos 29.000 m2 de edificações e passeios públicos, 688.000 m2 de pavimentação e 827.000 m2 de recapeamento,entre outras obras. Foram executados ainda construções e reformas de centros de esporte, cultura e lazer; revitalização de praças, orlas e pontos turísticos; canalização de córregos; obras de acessibilidade, etc.